21 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Study of body composition and motor competence in children from the 1st basic c...

Afonso, P.; Rebelo, Miguel; HONÓRIO, SAMUEL; Santos, Jorge Manuel Folgado; Pais, António; Afonso, Paulo; Marques, Catarina; Diniz, Afonso; Serrano, João

Childhood obesity is a public health problem that affects many parts of the world, and is one of the factors that has negatively influenced levels of motor competence at an early age. However, these relationships remain poorly investigated. The aim of this study was to assess body composition (BC) and motor competence (MC), as well as to study their relationship with school performance in primary school childre...


Elementos de integração curricular, desenhos de aula e ensino explícito do voca...

Pais, António

Com base na relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de arquitetura do conhecimento lexical, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino explícito do vocabulário podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos os grandes domínios técn...


Lexical knowledge and lexiculture as elements of curricular integration : exper...

Pais, António

In recent decades, there have been various endeavours in Europe and the United States to rejuvenate curricular development practices, aiming to reinstate didactic-curricular integration as a methodological approach to explicit lexical teaching. The genesis of the curricular integration concept we adopt stems from a phenomenological understanding of this issue and technical-didactic approaches to vocabulary teac...


Estudo da composição corporal e competência motora em crianças do 1.º ciclo do ...

Rebelo, Miguel; Pais, António; Santos, Jorge; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João

O presente estudo teve como objetivo observar numa perspetiva relacional os níveis de composição corporal e de competência motora em crianças do 1º ciclo básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 200 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as escalas da Motor Competence Assessement (M...


À descoberta da matemática nos caminhos do linho

Martins, Helena; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Pais, António; Dionísio, Susana

Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do patrim...


Eugénio de Andrade e a sua região natal : abordagens didáticas integradoras em ...

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Pais, António; Martins, Helena

Apresenta-se uma proposta formativa em que se proporciona aos futuros educadores a oportunidade de compreenderem e usarem o património regional como recurso didático na Educação de Infância. A ação didática foi estruturada em pré-visita, visita e pós-visita e contemplou situações de planificação, implementação e reflexão, na interação entre um contexto formal (Jardim de Infância) e não formal (viagem de comboio...


Ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade

Pais, António

Partindo da relação multidimensional que se estabelece entre os conceitos de integração curricular e de didática da gramática, aprofundamos a reflexão sobre a inter-relação entre as diferentes conceções de integração curricular e as diferentes formas de abordagem que os processos de ensino e aprendizagem da gramática podem assumir nos primeiros anos de escolaridade. Abordamos, do ponto de vista da crítica da ra...


LIRE 2.0 : promoção da leitura e TIC

Pais, António; Gil, Henrique; Morgado, Margarida

Os resultados apresentados no âmbito do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) vieram mostrar que cerca de 20% dos adultos não possuem competências associadas às literacias de leitura que têm como principal consequência uma deficiente inclusão social. Neste contexto é ainda estimado que cerca de 73 milhões de europeus não possuem qualificações para além do ensino secundário, as quais podem ser o ...


Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas

Pais, António

Neste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didátic...


A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores...

Pais, António

Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleçã...


21 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date













Document Type





Access rights


Resource




Subject