O artigo apresenta o percurso político-pedagógico de Paulo Freire, no exílio brasileiro (1964-1980), a partir de (auto)biografias. Autores sugerem que o exílio político promove diásporas, reconversões identitárias, militâncias e processos de mudança, nos percursos individuais e coletivos, que aqui analisamos. Ancoradas em narrativas (auto)biográficas, incluindo uma entrevista jornalística concedida e coletada e...
Made available in DSpace on 2014-06-24T19:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996Bitstream added on 2014-06-25T13:32:57Z : No. of bitstreams: 1 ISSN1981-8106-1995-3-5-82-88.PDF: 300303 bytes, checksum: a187d7fdde2f1529223e45f39704a017 (MD5); O texto procura atentar para a organização do trabalho escolar, privilegiando a prática do planejamento. Entendemos que a escola ao integrar diversas c...
Este artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no hor...