O presente artigo é parte de uma investigação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, cujo tema é a promoção da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior (ES) impulsionada pelas lideranças académicas através das suas práticas e estratégias pedagógicas. Pretende analisar o papel das lideranças académicas no desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de responsabilidade social numa instit...
Este estudo de caso analisa metodologias pedagógicas que fomentam a competência em responsabilidade social (RS) e sustentabilidade nos estudantes do ensino superior (ES), dado que esta competência contribui para o desenvolvimento de cidadãos socialmente comprometidos. Tendo as Instituições de Ensino Superior (IES) a missão de formar, integralmente os estudantes, a capacitação em RS e sustentabilidade terá impac...
Foodborne outbreaks are often associated with the consumption of salads. However, published studies on the detection of foodborne pathogens in ready-to-eat salads are scarce. The aim of this study was to detect Giardia duodenalis and Cryptosporidium DNA in ready-to-eat salads, by applying techniques of molecular biology to study the frequency of contamination in salads. A total of 100 packages of ready-to-eat s...
This study aims to analyse the role played by the academic leadership in developing pedagogical practices promoting social responsibility in a private higher education institution in the north of Portugal. Despite the limited research in the area, the interest in this subject has been growing in recent years. In this study, we attempt to understand the pedagogical methodologies that promote social responsibilit...
Este artigo procura analisar metodologias pedagógicas que fomentem competências em responsabilidade social (RS), nos estudantes do ensino superior, em prol de uma sociedade mais coesa, solidária e sustentável. [...]
Este artigo apresenta uma experiência com a abordagem pedagógica Project-based Learning (PBL) e tem como objetivo analisar o modo como as diversas modalidades e instrumentos de avaliação no âmbito do PBL estão ao serviço da melhoria das aprendizagens. O objeto de análise são duas unidades curriculares, numa turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social. Este estudo de caso tem a análise documental e a entr...