Made available in DSpace on 2014-09-03T17:52:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011Bitstream added on 2014-09-03T18:03:47Z : No. of bitstreams: 1 ISBN9788579832154.pdf: 1649716 bytes, checksum: f34dd8fc4f8f58c343feed176a7c8280 (MD5); Organizado por João José Caluzi e Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, este livro traz uma série de estudos nos quais os autores procuram discutir o ensino da Quí...
As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino...
The present paper presents the broad lines of a plan for educational intervention in order to improve the situation detected in the Chemistry Department of the Faculty of Sciences, University of Porto, the main characteristic of which was the great “volatility” of its students. The idea is to act in the various aspects of the most important dynamic system in the department (its first degree in Chemistry), using...
Formação - Professores; Programa apresentado pelo professor Duarte da Costa Pereira, sobre o conceito de Energia na Química, com destaque para a descrição estrutural da Química. Disciplina “Didáctica da Física e da Química“, do Curso de Profissionalização em Exercício.
Formação - Professores; Programa apresentado pelo professor Duarte Costa Pereira, sobre a Descrição Reacional. Experiências em laboratório e animação gráfica, ilustram os conceitos abordados. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
Formação - Professores; Programa apresentado pelo professor Duarte Costa Pereira, sobre o segundo aspeto da Descrição Reacional da Química: a Energia como conceito unificador dos vários níveis de descrição da Química. Recurso a experiências realizadas em Laboratório de Química. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
Formação - Professores; Entrevista de Mário Figueiredo, ao professor Duarte Costa Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, autor da disciplina Didática da Química e a Jorge Valadares, professor do Colégio Militar e da Universidade Aberta, autor da disciplina Didática da Física. Disciplina “Didáctica da Física e da Química”, do Curso de Profissionalização em Exercício.
Formação - Professores; Programa apresentado pelo professor Duarte Costa Pereira, sobre a utilização do computador no ensino da Física e da Química. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.