Objective: to identify socio-demographic, clinical and psychological predictors of well-being and quality of life in men who underwent radical prostatectomy, in a 360-day follow-up. Method: longitudinal study with 120 men who underwent radical prostatectomy. Questionnaires were used for characterization and clinical evaluation of the participant, as well as the instruments Visual Analog Scale for Pain, The Ways...
Objetivo: Investigar o efeito da escuta terapêutica sobre a ansiedade estado e os medos relacionados à cirurgia em pacientes no pré-operatório de cirurgia de câncer colorretal. Método: Ensaio clínico, aleatorizado e controlado, realizado com 50 pacientes que foram aleatoriamente designados para o grupo intervenção (escuta terapêutica) (n=25) ou para o grupo controle (n=25). O estudo avaliou as mudanças nos níve...
Objetivo: ejemplificar la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en un estudio de intervención de enfermería que analizó la efectividad de un programa de enseñanza para cuidado domiciliario pos-prostatectomía radical. Método: estudio descriptivo referente a la aplicabilidad del Método Jacobson y Truax en el análisis de datos de un ensayo clínico. La intervención consistió en programa de enseñanza para alta h...
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico; A proposta do presente trabalho é o desenvolvimento de um sistema especialista para programação da produção de componentes pré-moldados de argamassa armada. O sistema é capaz de modelar o conhecimento usado pelos peritos no ambiente de manufatura. O processo de aquisição do conhecimento envolveu a elicitação do conhecimento, obtida d...
Este artigo é parte de um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade, que procurou compreender quais os contributos do Ambiente de Geometria Dinâmica (GeoGebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre quadriláteros. Para isso produziu-se, implementou-se e analisou-se um conjunto de tarefas desenvolvidas no GeoGebra e com o geoplano, salientando o papel das representações e da visualizaç...
Este texto aborda as relações entre a “Cibercultura e Educação”, tema do módulo de abertura do curso “Formação de Professores para a Docência Online”, concebido e desenvolvido como uma Comunidade de Prática visto os participantes terem a Educação Online como objecto de estudo, partilhando um interesse comum. O texto teve origem nas reflexões sobre as dinâmicas de interacção havidas nas interfaces da plataforma,...