O documentário, enquanto género audiovisual ancorado na realidade, pode ser perspetivado como um recurso relevante para a partilha de práticas pedagógicas e, simultaneamente, para a preservação de memória das instituições, nomeadamente daquelas cuja missão contempla a formação de professores. A possibilidade de refletir sobre práticas pedagógicas a partir de testemunhos de docentes concretos, que desenvolvem a ...
A territorialização das políticas educativas favorece a abertura da escola à comunidade, permitindo a participação de elementos exteriores, através do estabelecimento de parcerias. No estudo desenvolvido, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, procurámos conhecer as dinâmicas educativas estabelecidas entre o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e as respetivas entidades parceiras, com recurso à mod...
As medidas implementadas pelo governo português, no contexto de pandemia por Covid-19, lançaram novos desafios, oportunidades e dificuldades às escolas. No estudo de caso em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, assente numa metodologia mista, procuramos compreender a forma como o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e os respetivos parceiros se organizaram para co...
The scenic value of landscapes within Geoparks is often attributed to the geomorphological processes that have shaped them in the past or up to the present day, including landslides. However, these processes also pose significant threats to the integrity of geosites and the safety of visitors, highlighting the need for risk prevention and mitigation plans for geohazards. The Caminhos dos Cânions do Sul Geopark ...
In this study, we provide a comprehensive review focused on the NW of the Iberian Peninsula identifying a great amount of research works, including 85 empirical rainfall thresholds for the triggering of landslides, some unpublished to date. While the compiled works provide valuable descriptive insights, the thresholds currently have limited predictive capability. The variety of data and approaches used by diffe...
In this study, we provide a comprehensive review focused on the NW of the Iberian Peninsula identifying a great amount of research works, including 85 empirical rainfall thresholds for the triggering of landslides, some unpublished to date. While the compiled works provide valuable descriptive insights, the thresholds currently have limited predictive capability. The variety of data and approaches used by diffe...
No Rio Grande do Sul/Brasil, muitas cidades são afetadas frequentemente por inundações, onde Estrela e Lajeado são exemplos. A utilização de modelos hidráulicos 2D auxiliam na identificação das manchas e das cotas de inundação. Neste contexto, os objetivos deste trabalho são: i) definir as áreas inundáveis e altura da água nas áreas urbanas de Estrela e Lajeado com base num modelo hidráulico 2D, ii) identificar...
School readiness (SR), the ability or preparedness of children to start schooling, depends on multiple factors, such as personal traits, sociocultural and familiar aspects, school context, education regulation and inclusion policies. Children who start schooling more prepared are most likely to achieve a higher academic level.Our objectives was to identify which preschool skills predict SR and to summarize gene...
A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos A abordagem baseada em competências é uma das tendências fortes nos currículos atuais. Em Portugal, as Aprendizagens Essenciais (AE) definem explicitamente os conhecimentos, capacidades e atitudes a serem alcançados em cada ano ou ciclo de escolaridade em cada componente curricular. Esta perspetiva tem sido adotada como uma forma de promover um...
Analisar as orações relativas introduzidas pelos relativos “onde” e “u” num corpus de documentos notariais (XIII-XVI, 1.ª metade).