7 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Histórias infantis na educação matemática pré-escolar

Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

Este artigo apresenta uma lista comentada de quinze histórias infantis apropriadas para trabalhar a Matemática na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão «no terreno» (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos os que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianç...


O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de pro...

Barbosa, Elisabete; Marques, Elsa; Rodrigues, Leonor; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Atrav...


Estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do si...

Carreiro, Cláudia; Correia, Eduarda; Patrício, João; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

Os autores analisam estratégias de cálculo da adição e subtração baseadas na natureza decimal do sistema de numeração, incluindo os requisitos prévios necessários. Estas dinâmicas foram implementadas nas escolas públicas dos Açores, entre setembro de 2015 e julho de 2021, no contexto da Oficina "Matemática Passo a Passo", da Universidade dos Açores.


À descoberta de padrões na educação pré-escolar

Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

Este artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-...


As cinco estratégias de cálculo da adição e subtração do 1.º ano e o seu impact...

Martins, Helena; Silva, Luísa; Areias, Maria; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

No contexto da implementação da Oficina «Matemática Passo a Passo», da Universidade dos Açores, os autores apresentam 5 estratégias de cálculo da adição e subtração, a implementar no 1.º ano de escolaridade, bem como os requisitos prévios a essa abordagem e o seu impacto em aprendizagens futuras.


Algoritmo da multiplicação

Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

Neste artigo, apresenta-se uma proposta para uma sequência de aprendizagem do algoritmo da multiplicação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando-se diversos pormenores de ordem didática inspirados no Singapore Math.


Diagramas de caule-e-folhas

Carvalho, Alda; Pereira Santos, Carlos; Teixeira, Ricardo Cunha

Este artigo apresenta breves considerações sobre a abordagem dos diagramas de caule-e-folhas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Mostram-se exemplos de explorações e sugerem-se tarefas baseadas na abordagem clássica «concreto-pictórico-abstrato» (CPA), apresentando um cuidado esmerado com a ordem e com o faseamento e uma preocupação vincada com a oralidade e interpretação de situações diversificadas.


7 Results

Queried text

Refine Results

Author













Date




Document Type


Access rights


Resource


Subject