O presente trabalho busca desvendar o que os sujeitos escolares de uma escola pública da rede estadual do Ceará compreendem por objetivos da educação escolar e como essa compreensão influencia as práticas no ambiente escolar e nos serviços oferecidos pelo estabelecimento educacional. Além disso, foi realizada discussão sobre os objetivos da educação estipulados pela legislação vigente, visto que os três objetiv...
O objeto deste estudo é analisar as normas que regem a “promoção sem titulação” dos professores da rede estadual de educação básica do Ceará. Ademais, buscar-se-á saber como essas normas visam a moldar os docentes daquela rede numa tentativa de “governamentá-los” de acordo com as novas exigências do capitalismo contemporâneo, especialmente tendo como base a teoria do “capital humano”. Os objetivos específicos s...
The object of this study is to analyse the norms that governs the " non-titling promotion " of the teachers of the state network of basic education of Ceará. In addition, it will be sought to know how these norms aim to mold the teachers of that network in an attempt to "govern them" according to the new demands of contemporary capitalism, especially considering the theory of "human capital." The specific objec...
PESSOA, Márcio Kleber Morais. A crise do sindicalismo e o caso do Sindicato APEOC: uma análise a partir da greve de 2011. 2015. 215f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.; This Master’s dissertation general goal is to discuss the contemporary labor union crisis, having as empirical focus the relationship between teachers from th...
Este artigo objetiva compreender as percepções dos professores de Sociologia quanto à escolha e uso dos livros didáticos em seis escolas públicas da rede estadual do Ceará. Parte-se da hipótese de que o livro didático é utilizado como referência pelos professores para a construção do plano de curso e não como ferramenta auxiliar da prática pedagógica, tornando-se guia curricular de Sociologia no Ensino Médio. A...