Este guia dirigido a estudantes e de estudantes para estudantes, para suporte em situações de mal-estar psicológico, é desenvolvido no âmbito do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela Direção Geral do Ensino Superior, decorrente do “Concurso– Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior”, de 24 de outubro de 2023, com execução entre abril de 2024 e setembro d...
Este guia dirigido a funcionários/a(s) docentes e não docentes, para apoio a estudantes em situação de sofrimento psicológico, é desenvolvido no âmbito do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela Direção Geral do Ensino Superior, decorrente do “Concurso – Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior”, de 24 de outubro de 2023, com execução entre abril de 2024 e...
O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, e...
Purpose – The study investigates meaningful learning among higher education students using concept maps (CM) as a learning strategy. The main goals were to understand whether the introduction of CM produced changes in students’ academic achievement and intrinsic motivation (IM). Design/methodology/approach – In this quasi-experimental study, academic achievement was collected using achievement tests made in-cla...
Introdução: O Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. A...
A 1ª Conferência Lusófona de Terapia Ocupacional ocorreu no dia 9 de julho de 2021, em modo virtual (vídeo conferência). Esta conferência surgiu do Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica de ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Pretendeu dinamizar e disseminar a produção científica em Terapia Ocupacional, em língua portuguesa. Pretendeu também contribuir significativamente para a disc...
O envolvimento ocupacional é um dos conceitos base da prática da Terapia Ocupacional, sendo fundamentado pela disciplina que estuda a ocupação, nomeadamente a ciência ocupacional. Este conceito assenta numa dinâmica de fatores que, ao interagirem entre si, influenciam o envolvimento da pessoa nas suas ocupações, participação e saúde. Estes fatores sustentam a promoção da saúde e a participação ao longo da vida,...
Introdução: A Teoria da Autodeterminação estuda a motivação, a emoção e a personalidade humanas, descrevendo os diversos papéis da motivação intrínseca e extrínseca no desenvolvimento cognitivo e social. Esta teoria pressupõe três necessidades básicas fundamentais como a competência, a autonomia e o relacionamento e que quando satisfeitas, promovem uma maior volição e elevados níveis de qualidade da motivação e...
Introdução: A Teoria da Autodeterminação estuda a motivação, a emoção e a personalidade humanas, descrevendo os diversos papéis da motivação intrínseca e extrínseca no desenvolvimento cognitivo e social. Esta teoria pressupõe três necessidades básicas fundamentais como a competência, a autonomia e o relacionamento e que quando satisfeitas, promovem uma maior volição e elevados níveis de qualidade da motivação e...