The teaching of mathematics is a complex task, as there are several aspects that must be considered simultaneously, which requires that teachers have knowledge and deep understanding of the issues and mathematical content they expect to teach and also requires that teachers have a good understanding of how to teach, in order to be effective in the development of mathematics learning of all students.
As tarefas têm uma grande influência nas aprendizagens dos alunos, principalmente se conduzirem à compreensão de conceitos e estruturas matemáticas. O estudo que se apresenta tem como finalidade analisar o papel de tarefas que suscitam resoluções visuais nos conhecimentos matemáticos de estudantes e nas suas atitudes em relação à matemática. Pretende-se salientar o potencial das soluções visuais na resolução de...
Este texto incide sobre o tema do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade ao nível da formação contínua de professores. Na abordagem apresentada o tema dos padrões surge como contexto estruturante para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Começa-se por fazer um enquadramento dos referenciais teóricos que fundamentam a adoção de uma proposta didática desenvolvida nesse âmbito, recorrendo em...
Background: Malaria represents the most significant of parasitic diseases in humans. The last endemic cases reported in Portugal date back to 1959 and since then all cases have been imported. Objective: characterize the malaria cases diagnosed in a Portuguese hospital from 2002 to 2013. Material and Methods: Retrospective analysis of the clinical and epidemiological characteristics of the patients positive for ...
Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo...
Neste artigo pretende-se destacar o poder e a importância da resolução de problemas no ensino da matemática, realçando o potencial das (re)soluções visuais, sobretudo pela simplicidade e criatividade que estas propostas podem apresentar. Neste sentido começa-se por apresentar uma visão global do que tem sido a abordagem em resolução de problemas, quer a nível da investigação realizada, quer a nível do currículo...
ABSTRACT: This paper presents a study about the potential of the construction of creative math trails as a non-formal context in the teaching and learning of mathematics. This research is of qualitative nature and was developed with future teachers of basic education. Preliminary results suggest that despite the construction of the trail not being easy, including the process of designing the tasks, it was possi...
As representações matemáticas não são apenas meios de comunicação, mas igualmente de construção de conhecimento. Deste modo, a importância das representações matemáticas justifica que se tenha escolhido este tema para o Encontro de Investigação em Educação Matemática que se realizou na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, nos dias 24 e 25 de outubro de 2015. A presente publicação re...
O novo modelo de formação inicial (Decreto-Lei 43/2007) exige que os futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e os futuros educadores de infância façam pelo menos 30 ECTS de formação em Matemática na Licenciatura em Educação Básica (LEB), mas a forma e o conteúdo desta formação é da responsabilidade de cada instituição, que define as unidades curriculares, o seu conteúdo e a forma como são lecio...
Este texto incide sobre o tema do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade ao nível da formação contínua de professores. Na abordagem apresentada o tema dos padrões surge como contexto estruturante para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Começa-se por fazer um enquadramento dos referenciais teóricos que fundamentam a adoção de uma proposta didática desenvolvida nesse âmbito, recorrendo em...