47 documents found, page 1 of 5

Sort by Issue Date

D.R.E.A.M. App to Promote the Mental Health in Higher Education Students

Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Pinheiro, Marco

This paper presents the development process of the mobile App D.R.E.A.M., Design-thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental health, which is a tool for self-assessment and self-care in promoting the mental health of higher education students. In Portugal, the program for promoting Mental Health in higher education advocates the development and use of digital tools, such as apps and/or social networks...

Date: 2025   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Promoção da saúde mental e bem-estar no ensino superior, D.R.E.A.M

Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Pinheiro, Marco

.A transição e adaptação ao contexto do ensino superior costuma ser desafiadora para a maioria dos estudantes, sobretudo no período inicial desta trajetória académica. Os estudantes enfrentam tarefas mais exigentes, novos ritmos e estratégias de aprendizagem, sistemas de ensino e avaliação, a nível social, novos padrões de relacionamento, a nível pessoal, desenvolvimento de um sentido mais forte de identidade e...

Date: 2024   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Promoção da saúde mental e bem-estar no ensino superior, D.R.E.A.M.

Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Pinheiro, Marco

A transição e adaptação ao contexto do ensino superior costuma ser desafiadora para a maioria dos estudantes, sobretudo no período inicial desta trajetória académica. Os estudantes enfrentam tarefas mais exigentes, novos ritmos e estratégias de aprendizagem, sistemas de ensino e avaliação, a nível social, novos padrões de relacionamento, a nível pessoal, desenvolvimento de um sentido mais forte de identidade e ...

Date: 2024   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Desafios à intervenção psicológica no ensino superior: boas práticas App DREAM

Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pais, Clarisse; Pinheiro, Marco

O programa para a promoção da Saúde Mental (SM) no ensino superior preconiza o desenvolvimento e recurso aos meios digitais, como apps e/ou redes sociais; plataformas, direcionadas para a promoção da SM e com potencial de utilização, para serem mais acessíveis aos estudantes do Ensino Superior (EES). A App DREAM. (Design-thinking to Reach-out, Embrace and Acknowledge Mental heath) é uma ferramenta de autoajuda ...

Date: 2024   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Ethical and legal aspects of cybersecurity in health

Galvão, Ana Maria; Vaz, Clara B.; Pinheiro, Marco; Pais, Clarisse

With the emergence of eHealth and mHealth, the use of mental health apps has increased significantly as an accessible and convenient approach as an adjunct to promoting well-being and mental health. There are several apps available that can assist with mental health monitoring and management, each with specific features to meet different needs. The intersection of mental health and cyber technology presents a n...

Date: 2024   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Autoconceito sexual: estudo dos níveis e dimensões, nos adolescentes do institu...

Rafael, Victor Hugo Bule; Galvão, Ana Maria; Martins, Anabela Tavares de Carvalho Sachombele; Pinheiro, Marco

O presente estudo insere-se no campo de estudo das Ciências da Saúde. Objetivou-se estudar os níveis de autoconceito sexual nos adolescentes do Instituto Técnico de Formação em Saúde da Huila. No que diz respeito ao autoconceito sexual, constructo estudado na presente investigação, este pode ser entendido como a avaliação que cada individuo faz sobre os seus sentimentos e ações relativos à sua sexualidade e co...

Date: 2023   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Compromisso organizacional dos enfermeiros em Portugal: EACO

Anes, Eugénia; Brás, Manuel Alberto; Pinheiro, Marco

O compromisso organizacional pode ser entendido como um estado psicológico que caracteriza a ligação, a lealdade e a participação do colaborador com a organização. Esta investigação objetiva avaliar o nível de compromisso organizacional em enfermeiros em Portugal. Estudo de natureza quantitativa, não experimental, transversal, descritivo e analítico. Decorreu em 2020. Para recolha de dados foi utilizado um ques...

Date: 2021   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Competências emocionais e traços da personalidade em contexto laboral

Ramos, Olga Moura; Brás, Manuel Alberto Morais Brás; Pinheiro, Marco

Traços de personalidade são disposições e tendências relativamente estáveis para pensar, sentir e agir de determinada forma. Competências emocionais são pilares da prática de enfermagem, podendo estas ser adquiridas, trabalhadas e treinadas. Identificar os níveis de empatia, resiliência e os traços de personalidade dos enfermeiros; identificar relações entre as variáveis socioprofissionais e as dimensões em est...

Date: 2021   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

O processo ensino aprendizagem e as características psico-empreendedoras dos es...

Fidalgo, Catarina Mesquita; Galvão, Ana Maria; Pinheiro, Marco

A atual pandemia forçou o mundo a uma paralisação de forma a prevenir a propagação do COVID-19, limitando o movimento de pessoas, interrompendo as suas atividades diárias e instituindo uma estratégia de teletrabalho para todos os setores, causando também um impacto devastador na educação, forçando uma mudança rápida do estilo de ensino tradicional para a aprendizagem em formato de e-learning. Simultaneamente, a...

Date: 2021   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Saúde laboral e felicidade

Pinheiro, Marco; Gomes, Maria José; Anes, Eugénia

O trabalho ocupa um lugar de destaque na vida das pessoas, sendo expectável que despolete sentimentos de realização profissional e pessoal. Os fatores que contribuem para a saúde laboral e felicidade no trabalho, referem-se a aspetos físicos e psicológicos, tais como a satisfação de necessidades fisiológicas, as interações humanas positivas, o reconhecimento, a segurança física e psíquica ou a autorrealização e...

Date: 2021   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

47 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date












Document Type









Funding



Access rights



Resource






Subject