10 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Práticas colaborativas dos psicólogos escolares portugueses: Uma análise de tip...

Mendes,Sofia A.; Pinto,Ana Isabel; Abreu-Lima,Isabel M. P.; Almeida,Leandro S.

A colaboração entre psicólogos escolares e os vários serviços e profissionais da comunidade educativa é essencial para a prestação de serviços compreensivos, integrados e eficazes a alunos e famílias. Tendo por base a resposta de 477 profissionais a um inquérito eletrónico, este estudo investiga as práticas colaborativas intra e interinstitucionais dos psicólogos escolares portugueses. Os resultados encontrados...

Date: 2018   |   Origin: SciELO Portugal

Transição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal

Peixoto,Carla; Barros,Sílvia; Coelho,Vera; Cadima,Joana; Pinto,Ana Isabel; Pessanha,Manuela

Resumo O presente estudo analisa a relação entre a implementação de práticas de transição do contexto familiar para a creche e o bem-estar emocional dos bebês durante o primeiro de mês de frequência neste contexto extrafamiliar. Foram recolhidos dados, antes e após a entrada do bebê na creche, junto das mães e das educadoras de 90 bebês.Os resultados indicaram que o número de práticas de transição reportadas pe...

Date: 2017   |   Origin: Oasisbr

Parceria família-creche na transição do bebé para a creche

Coelho,Vera Lúcia Marques; Barros,Sílvia; Pessanha,Manuela; Peixoto,Carla; Cadima,Joana; Pinto,Ana Isabel

Este estudo apresenta atitudes e probabilidade de comportamentos de parceria família-creche, relatadas por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais. Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria creche-família para dar resposta às necessidades das crianças, bem c...

Date: 2015   |   Origin: SciELO Portugal

Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e...

Almeida,Isabel Chaves de; Carvalho,Leonor; Ferreira,Viviana; Grande,Catarina; Lopes,Sandra; Pinto,Ana Isabel; Portugal,Gabriela; Santos,Paula

Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP...

Date: 2011   |   Origin: SciELO Portugal

O envolvimento de crianças com necessidades educativas especiais em contexto de...

Grande,Catarina; Pinto,Ana Isabel

Este estudo pretende analisar o envolvimento observado em 50 crianças com incapacidades integradas em contexto de creche/jardim-de-infância da Área Metropolitana do Porto, comparando os níveis e tipos de envolvimento observado em dois contextos de actividade: na presença da educadora da educação especial e na sua ausência. O perfil de incapacidade das crianças foi obtido com base no Índex de Capacidades (Simeon...

Date: 2011   |   Origin: SciELO Portugal

Intervenção e investigação em idades precoces: o legado de Joaquim Bairrão

Pinto,Ana Isabel; Grande,Catarina; Felgueiras,Isabel; Almeida,Isabel Chaves de; Pimentel,Júlia Serpa; Novais,Isabel

O presente artigo descreve projectos de Intervenção Precoce (IP) e de investigação que Joaquim Bairrão dinamizou, desde a década de 1980, aquando da introdução pioneira desta área em Portugal, até ao momento actual. Serão descritos os principais resultados da implementação do primeiro programa de IP no nosso país, o Modelo Portage para Pais, bem como trabalhos de mestrado e de doutoramento subsequentes e que re...

Date: 2009   |   Origin: SciELO Portugal

Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no...

Pessanha,Manuela; Pinto,Ana Isabel; Barros,Sílvia

O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e...

Date: 2009   |   Origin: SciELO Portugal

Utilidade da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúd...

Rosário,Helena; Leal,Teresa; Pinto,Ana Isabel; Simeonsson,Rune J.

O presente artigo tem como objectivo reflectir acerca da utilidade da Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Versão para Crianças e Jovens - CIF-CJ (WHO, 2007), no âmbito da Intervenção Precoce e da Educação Especial. É discutida a importância da CIF-CJ como operacionalização de um modelo teórico unificador e abrangente que, ao descrever as características da funcionalidade indivi...

Date: 2009   |   Origin: SciELO Portugal

Estilos interactivos de educadoras do Ensino Especial em contexto de educação-d...

Grande,Catarina; Pinto,Ana Isabel

Este estudo pretendeu caracterizar os estilos interactivos das educadoras do Ensino Especial ao se relacionarem com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) integradas em creches/jardins-de-infância do Porto. Participaram 50 educadoras e 50 crianças. Os comportamentos interactivos foram avaliados utilizando a Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino. O envolvimento das crianças foi codificado por m...

Date: 2009   |   Origin: Oasisbr

Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e ...

Pinto,Ana Isabel; Barros,Sílvia; Aguiar,Cecília; Pessanha,Manuela; Bairrão,Joaquim

Este estudo examina a relação entre variáveis de desenvolvimento, dimensões do comportamento adaptativo e o envolvimento observado (interacções da criança com os outros, com os objectos e com ela própria) em contexto de creche. Cento e vinte crianças (com idades compreendidas entre 14 e 49 meses) de 15 creches da Área Metropolitana do Porto participaram no estudo. As crianças foram observadas individualmente na...

Date: 2006   |   Origin: SciELO Portugal

10 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date







More optionsLess options

Document Type


Access rights


Resource



Subject





















More optionsLess options