A obra “Diretores Escolares em Ação”, editada em 2020, é organizada por três prestigiados professores e investigadores da Universidade do Minho, Licínio Lima, Virgínio Sá e Leonor Torres, que dispensam apresentações, tendo em conta os importantes e fundamentais contributos, quer individualmente quer em equipa(s), para o desenvolvimento do campo, que opto por designar (embora sujeito a discordâncias) de “Adminis...
O segundo número da coleção de e-books editada pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) – “Cadernos de Política e Administração Educacional” – incide sobre temas críticos de políticas educativas que, como refere Leonor Torres no primeiro capítulo da obra, circulam no espaço ibero-americano carregando consigo “tensões e contradições”, que os textos agora publicados se encarregam de analisar, prob...
O segundo número da coleção de e-books editada pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) – “Cadernos de Política e Administração Educacional” – incide sobre temas críticos de políticas educativas que, como refere Leonor Torres no primeiro capítulo da obra, circulam no espaço ibero-americano carregando consigo “tensões e contradições”, que os textos agora publicados se encarregam de analisar, prob...
Nesta obra, o autor problematiza relações difíceis, complexas e controversas: entre municípios e educação, num continuum entre conformação e a conflitualidade; entre escolas e autarquias (direções das escolas e poderes locais; projetos educativos dos municípios e autonomias das escolas…); entre descentralização e (re)centralização da administração educativa. Procura, ainda, esclarecer o que está em causa na rel...
Entre 2010 y 2024, Portugal ha llevado a cabo una serie de reformas educativas significativas con el objetivo de mejorar la calidad de la educación, aumentar la equidad y responder a los desafíos sociales y tecnológicos del siglo XXI. Estas iniciativas, acompañadas de producción legislativa, medidas y planes, aplicadas a través de reglamentos y directrices gubernamentales, reflejan un esfuerzo continuo para aju...
As “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era ...
Patients with kidney failure (KF) receiving maintenance hemodialysis (HD) experience numerous symptoms that impair their health-related quality of life (HRQOL) and contribute to high mortality rates. Acupuncture is often used for symptom enhancement and HRQOL. This blinded, randomized, controlled patient-assessor trial evaluated the effectiveness of acupuncture compared with sham acupuncture on patients' HRQOL ...