Resumo Introdução: Estudo centra-se no conhecimento da literacia e da saúde mental positiva, em jovens do ensino secundário. Objetivos: Identificar os fatores de vulnerabilidade e proteção de jovens do ensino secundário na ilha da Madeira. Metodologia: Investigação quantitativa, descritiva. Estudo piloto realizado na ilha da Madeira, com estudantes do ensino secundário (n=1948), idades entre 15-18 anos, mediant...
Resumo Contexto: Gerir recursos humanos, atividades e processos administrativos, são desafios diários que se pretendem traduzir na qualidade assistencial aos utentes. As mudanças no paradigma de gestão nas unidades de saúde em Portugal determinam que os enfermeiros gestores de saúde mental e psiquiatria contribuam para a qualidade e produtividade dos serviços, o que torna imprescindível uma boa gestão do tempo....
Abstract Introduction: Caregivers do not usually have the knowledge and skills to provide care. Nurses have a decisive role in the quality of care and people's health outcomes. Clinical supervision of nurses is a strategic and formal process that requires a cohesive supervisory relationship. Objective: To map the supervisory strategies used by nurses in the community to promote the quality of care provided by c...
Abstract Introduction: The clinical supervision in nursing is a formal process of monitoring clinical practice, which aims to promote professional development, client protection and safety of care, through processes of reflection and analysis of practices. Objective: Identify current clinical supervision strategies. Methods: Qualitative, exploratory study. A total of 42 nurses were recruited from three health c...
Abstract Introduction: Quality in health is one of the key requirements that clients demand. To improve their practice nurses use quality indicators as an important strategy for assessment and changes in care. Objective: To identify the indicators that nurses of Integrated Continuous Care at Home Teams consider adequate to monitor the quality of their professional practice in the ambit of the caregiver. Methods...
Abstract Introduction: Clinical supervision is a process that involves a professional relationship in which the supervisor facilitates the development of the supervisee, helps them to critically reflect on their practice, behaviors and decisions, provides opportunities for learning, support and professional guidance. Objetive: To understand the representations of nurses in primary health care about clinical sup...
A formação em contexto da prática é uma componente fundamental na integração de saberes e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem, constituindo um eixo estruturante da sua socialização e construção da identidade profissional. Considerando a complexidade que envolve a formação em contexto de saúde mental e psiquiatria, a supervisão dos estudantes assume uma relevância decisiva, na medida em ...
A preparação dos enfermeiros para o exercício da supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Assumir que ser enfermeiro é ter a função de participar activamente nos processos de formação de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clínico, é contribuir para práticas pedagógicas desfasad...
Atualmente as doenças crónicas têm um grande impacto na saúde a nível mundial representando, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, uma considerável sobrecarga económica dos serviços de saúde, constituindo um enorme desafio para os profissionais da área, no sentido de identificar novas estratégias de atuação. Considerando a doença crónica como um evento stressor, a forma como ela é percebida pel...