Os quinze artigos que aqui se reúnem, nesta edição da Revista Croma, são também as propostas para uma nova política, esclarecida, crítica, e mais exigente. Podem observar-se padrões de intervenção, que partem de algumas dimensões comuns: a interpelação do observador, a criação de novos públicos, a proposta de contribuir para uma mudança alargada, partindo de questões a que não são alheias as problemáticas conte...
Entre Lisboa e a América, encontra-se o pretexto para o conhecimento mútuo, para descobrir autores e artistas: a viagem torna-nos diferentes. A revista GAMA galga os muros e procura o reconhecimanto. O resultado, um acervo de informação sobre a arte de cá e de lá do Atlântico, de ontem, ou de há pouco. A revista GAMA não ficou no Quintal: saltou muros, brincou com os novos vizinhos, esfolou os joelhos, roubou l...
A arte inclui no seu sistema os mesmos processos que reproduzem o poder ou que renovam as suas retóricas através de astúcias de resistência. Criou-se me tempos a proposta radical de uma arte emancipada, independente de referencialidade para além dos valores plásticos. Esta radicalidade escondia afinal um conformismo otimista e modernista: a arte “abstrata” era conservadora, decorativa, e não incomodava afinal n...
Crescer na intervenção e na comunicação é um dos objetivos da Revista Gama, estudos artísticos. Promove-se a comunicação, formal, dentro das regras da comunicação académica, através de textos cuja característica comum é serem escritos por artistas, sobre a obra de outros artistas. Este foi o critério base que inspirou o projeto das iniciativas associadas ao Congresso CSO (criadores sobre outras obras), que já c...
O presente estudo parte de interrogações sobre o intervalo existente entre o projeto e o trajeto em arte. A idéia que persigo diz respeito à percepção do tempo vivido durante o acontecimento da criação. Tais como pontos de passagem, este tempo refere-se ao “tempo em suspenso”, o tempo desterritorializado, que não pode ser medido ou espacializado. Há uma conexão entre os três tempos, kronos, aiôn e kairós, duran...
O presente estudo parte de interrogações sobre o intervalo existente entre o projeto e o trajeto em arte. A idéia que persigo diz respeito à percepção do tempo vivido durante o acontecimento da criação. Tais como pontos de passagem, este tempo refere-se ao "tempo em suspenso", o tempo desterritorializado, que não pode ser medido ou espacializado. Por trabalhar com gravura em metal, tanto na prática de atelier, ...