Este Caderno Temático, desenvolvido pela ESE-IPVC em parceria com a 4Change e com revisão crítica a partir de uma perspetiva do Sul Global, aborda o tema Desigualdades Mundiais no âmbito da Educação para a Cidadania Global (ECG). Reúne objetivos de aprendizagem, propostas de atividades com avaliação inicial e final, e recursos práticos para apoiar a sua implementação em contexto educativo.
This article is the result of a study conducted in a 4th grade class, focusing on Murray Schafer's concept of soundscape as a strategy to promote literary comprehension. This way, it is intended to understand the effects provided by the soundscape on literary comprehension in order to contribute to the change in teaching. Thus, a qualitative methodology was chosen with an approach to action research. Regarding ...
Este livro de apoio foi realizado com objetivo de proporcionar aos estudantes de Didáticas das Expressões Artísticas do Curso de Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo recursos que têm por base o SOM e o GESTO na promoção de momentos musicais com e para bebés.
The following article is based on a musical intervention project work carried out within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), as part of the Master’s Degree in Pre-School Education, with the aim of knowing the contribution of the rhythmic approach of the Dalcroze methodology in Preschool.This project involved twenty-four children aged between three and five years from a room in a Kin...
O artigo que se segue tem por base um trabalho projeto de intervenção musical realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar com o objetivo de conhecer o contributo da abordagem da rítmica da metodologia Dalcroze no Pré-Escolar. Este projeto envolveu vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco...
This article reflects on the problem of the discipline of Artistic Education in Basic Education in a school located in the city of Praia, Cape Verde. It aims to contribute to know and analyze the practice of the Drama Games. In this way, the practices and conceptions of the teachers of the 2nd cycle in the 7th grade regarding the Drama Game were studied and the type of articulation that the teachers establish b...
Este recurso pretende ser um apoio para docentes que pretendam abordar as questões da Desigualdade de Género, integrando-as na sua prática letiva. Dada a natureza interdisciplinar da temática e do recurso, este pode ser utilizado na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento ou através da integração curricular em outras áreas curriculares.
Este recurso pretende ser um apoio para docentes que pretendam abordar as questões das Alterações Climáticas, integrando-as na sua prática letiva. Dada a natureza interdisciplinar da temática e do recurso, este pode ser utilizado na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento ou através da integração curricular em outras áreas curriculares.
Este recurso pretende ser um apoio para docentes que pretendam abordar as questões das Alterações Climáticas, integrando-as na sua prática letiva. Dada a natureza interdisciplinar da temática e do recurso, este pode ser utilizado na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento ou através da integração curricular em outras áreas curriculares.