24 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Description of Didactic Proposals with STS Orientation to Promote Critical Thin...

Moreira, Luís Filipe Torres; Vieira, Rui Marques; Lopes, Betina da Silva

This article is based on a Systematic Literature Review (SLR) on Science-Technology-Society (STS) Education that promotes Critical Thinking (CT), with the research question “What frames of reference support didactic proposals with STS orientation that promote CT?”. The objectives are to characterize the perspective of the teaching and learning process (teaching/role of the Teacher, learning/role of the Student,...

Date: 2024   |   Origin: Indagatio Didactica

Descrição de propostas didáticas com orientação CTS promotoras do Pensamento Cr...

Moreira, Luís Filipe Torres; Lopes, Betina da Silva; Vieira, Rui Marques

Este artigo assenta numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) promotora do Pensamento crítico (PC), tendo como questão de investigação “Que quadros de referência sustentam propostas didáticas com orientação CTS promotoras do PC?”. Os objetivos consistem em caracterizar a perspetiva do processo de ensino e aprendizagem (ensino/papel do Professor, aprendiza...


A contribuição da CTSA para a educação ambiental: uma análise baseada em disser...

Nepomuceno, Nayana de Almeida Santiago; Vasconcelos, Ana Karine Portela; Lopes, Betina da Silva

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar c...


A contribuição do enfoque CTSA para a educação ambiental: reflexões e perspecti...

Nepomuceno, Nayana de Almeida Santiago; Vasconcelos, Ana Karine Portela; Lopes, Betina da Silva; Choé, Osvaldo Francisco de Carvalho

A Educação Ambiental (EA) está intimamente ligada à capacidade dos indivíduos de refletir e agir criticamente sobre questões socioambientais. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) complementa essa perspectiva ao promover a compreensão das interconexões entre meio ambiente, ciência e aspectos sociais. Esta pesquisa, que utilizou o protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por ...


Narrative review on sustainable feedback compared to other concepts

Faria, Rodrigo; Pedrosa, Daniela; Lopes, Betina da Silva

O texto aborda a ambiguidade na terminologia das práticas de feedback do professor e a importância de compreender essas variações. O feedback formativo tem como objetivo ajudar os alunos a entender seu processo de aprendizagem e escolher estratégias apropriadas. O conceito de Feedback Sustentável (FS) enfatiza interações dialógicas e duradouras, com foco na participação ativa do aluno. O estudo tem como objetiv...


Aprender ciência(s) a partir da leitura inclusiva: um estudo com alunos da turm...

Cruz, Ana Maria Vera; Lopes, Betina da Silva; Soares, Diana; Rodrigues, Maria José; Santos, Olga

Neste capítulo partilha-se o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de intervenção-investigação focado na promoção de uma educação científica inclusiva. O trabalho implicou a conceptualização, validação, implementação e avaliação de um conjunto de quatro atividades que partem da leitura de um livro infantil e que inclui texto em braille. As atividades foram realizadas durante o ano 2022 com os oito aluno...


Formação contínua dos docentes do Departamento de Educação da Faculdade de Ciên...

Cambuta, Luísa Herodias; Tchissonde, Alberto; Lopes, Betina da Silva

Sem resumo disponível.


Cuidar a educação em São Tomé e Príncipe: primeiros estudos de uma rede de inve...

Araújo e Sá, M. H. (org.); Aragão, José Carlos (org.); Aguilar, Ana Albuquerque e; Andrade, Ana Isabel; Cruz, Ana Maria Vera; Afonso, Beatriz

Sem resumo disponível.


Remote teaching and teacher training: questions for pedagogical reorganization ...

Unglaub, Tânia Regina da Rocha; Lopes, Betina da Silva

This article is part of an ongoing post-doctoral research, which seeks to reflect on the questions raised by teachers and students, in the face of the challenge of remote education, caused by the pandemic of the COVID-19. The locus of this study is the teacher training and pedagogy courses offered by the University of Aveiro (Portugal) and the State University of Santa Catarina - UDESC - (Brazil). However, the ...

Date: 2021   |   Origin: Indagatio Didactica

Problematization of a document analysis grid of internship reports produced dur...

Soares, Diana; Lopes, Betina da Silva; Watts, Mike; Abrantes, Isabel

Science Education is fundamental to answer and minimize global and local challenges. Therefore, it is necessary to ensure quality training of Biology teachers, in Portugal and in the World. This study aims to present and problematize the process of building an analysis grid to be used in the context of a PhD project, in the documentary analysis of internship reports of future Biology teachers from four public h...

Date: 2021   |   Origin: Indagatio Didactica

24 Results

Queried text

Refine Results

Author





















More optionsLess options

Date












More optionsLess options

Document Type







More optionsLess options

Access rights



Resource





Subject





















More optionsLess options