This article is based on a Systematic Literature Review (SLR) on Science-Technology-Society (STS) Education that promotes Critical Thinking (CT), with the research question “What frames of reference support didactic proposals with STS orientation that promote CT?”. The objectives are to characterize the perspective of the teaching and learning process (teaching/role of the Teacher, learning/role of the Student,...
Este artigo assenta numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) promotora do Pensamento crítico (PC), tendo como questão de investigação “Que quadros de referência sustentam propostas didáticas com orientação CTS promotoras do PC?”. Os objetivos consistem em caracterizar a perspetiva do processo de ensino e aprendizagem (ensino/papel do Professor, aprendiza...
A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar c...
A Educação Ambiental (EA) está intimamente ligada à capacidade dos indivíduos de refletir e agir criticamente sobre questões socioambientais. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) complementa essa perspectiva ao promover a compreensão das interconexões entre meio ambiente, ciência e aspectos sociais. Esta pesquisa, que utilizou o protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por ...
O texto aborda a ambiguidade na terminologia das práticas de feedback do professor e a importância de compreender essas variações. O feedback formativo tem como objetivo ajudar os alunos a entender seu processo de aprendizagem e escolher estratégias apropriadas. O conceito de Feedback Sustentável (FS) enfatiza interações dialógicas e duradouras, com foco na participação ativa do aluno. O estudo tem como objetiv...
Neste capítulo partilha-se o trabalho desenvolvido no âmbito de um projeto de intervenção-investigação focado na promoção de uma educação científica inclusiva. O trabalho implicou a conceptualização, validação, implementação e avaliação de um conjunto de quatro atividades que partem da leitura de um livro infantil e que inclui texto em braille. As atividades foram realizadas durante o ano 2022 com os oito aluno...
Sem resumo disponível.
Sem resumo disponível.
This article is part of an ongoing post-doctoral research, which seeks to reflect on the questions raised by teachers and students, in the face of the challenge of remote education, caused by the pandemic of the COVID-19. The locus of this study is the teacher training and pedagogy courses offered by the University of Aveiro (Portugal) and the State University of Santa Catarina - UDESC - (Brazil). However, the ...
Science Education is fundamental to answer and minimize global and local challenges. Therefore, it is necessary to ensure quality training of Biology teachers, in Portugal and in the World. This study aims to present and problematize the process of building an analysis grid to be used in the context of a PhD project, in the documentary analysis of internship reports of future Biology teachers from four public h...