The study aimed to investigate evidence of criterion validity of an instrument named Screening of Indicators of High Skills/Giftedness. The scale, answered by the teacher, evaluates the student’s development in five areas: general intellectual ability, specific academic abilities, leadership, creativity and artistic talent. The sample consisted of 568 participants: 213 in the control group and 355 in the criter...
Validade incremental diz respeito ao quanto uma medida pode adicionar à previsão de um critério, acima do que pode ser previsto por outras fontes de dados, ou seja, de que forma um instrumento pode complementar e auxiliar na compreensão de informações obtidas por outro. O objetivo do estudo foi verificar evidências de validade incremental entre o Teste de Wartegg e o Rorschach (R-PAS). Participaram 40 sujeitos,...
Este estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações, recorr...
Among necessary psychometric parameters for psychological testing is precision, which, in general, indicates results consistency. Agreement between judges is a way to verify that parameter, expressed in an index that informs the degree of protocols evaluated by different professionals. Aiming to check the agreement between judges for Wartegg test, this study counted on four judges evaluating eight protocols ind...
PESSOTTO, Fernando; PRIMI, Ricardo. Precisão entre juízes para um novo sistema de codificação do Teste de Wartegg. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 19-26, jul./dez. 2017.; Among necessary psychometric parameters for psychological testing is precision, which, in general, indicates results consistency. Agreement between judges is a way to verify that parameter, expressed in an index that informs t...
O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construção e evidências iniciais de validade do Teste de Reação à Frustração Objetivo (TRFO). Construído a partir de uma versão projetiva da mesma medida, o instrumento consta de 31 situações pictóricas, consideradas frustrantes. Cada situação possui 11 possíveis respostas, que representam diferentes possibilidades de reação à frustração. Os itens foram constru...
We test the utility of the Battery for Giftedness Assessment (BaAH/S) in identifying differences in two groups of already known gifted students in the areas of academic and artistic talents. Four latent factors were assessed (a) fluid intelligence, (b) metaphor production (verbal crea-tivity), (c) figural fluency (figural creativity), and (d) divergent thinking figu-ral task quality (figural creativity). A samp...
Professional interests are a synthesis of personal characteristics and function as a guiding factor for one's career choice. This study shows evidence of validity and reliability for the interpretation of the scores of a measure of career types. The responses of 1,265 high school students to 154 items from the Escala de Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH) ENT#091;Assessment Scale of Holland's Ca...
Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos difer...
É objetivo deste artigo contribuir para a discussão em redor da definição do conceito de sucesso académico, partindo da identificação das variáveis pessoais e familiares que mais influem nos resultados académicos obtidos pelos estudantes. Neste estudo, a par das variáveis de raciocínio, autoconceito académico, metas académicas, estratégias de estudo e das classificações escolares prévias, se destaca, igualmente...