Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação,...
Introdução: A Terapêutica de Posição é uma terapêutica essencial na prestação de cuidados de saúde, coadjuvante no tratamento de várias morbilidades, importante para a promoção do conforto e bem-estar em pessoas de maior fragilidade, auxiliando na prevenção de várias complicações decorrentes da doença e/ou tratamento. Objetivo: Definir os indicadores da Mnemónica – POSICIONAR, para futura validação por um paine...
A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Ut...
Este estudo teve por objetivo analisar o cuidado prestado por enfermeiros aos feridos e enfermos do terramoto de 1755, em Lisboa. Realizou-se uma pesquisa documental das fontes primárias identifi cadas, utilizaram-se as Portarias do Governo sobre o tratamento dos feridos, a assistência aos enfermos e a sua situação após o terramoto. Foi ainda analisado o livro das Enfermarias das Portas de Santo Antão, da Casa ...
Background: Clinical teaching is an important component of nursing education, exposing students, from an early stage, to nursing care and to the nursing profession. Over the past decades, significant political and social changes have also influenced the structure and organization of curricula in nursing education. Therefore, it is vital to adapt teaching strategies to maximize students’ learning opportunities. ...
Introdução: O ensino clínico, parte essencial da formação em enfermagem, expõe desde cedo o estudante à realidade dos cuidados e da profissão. Reconhecendo que, num contexto de mudanças sociais e profissionais com reflexo, também, na estrutura e organização do curso de enfermagem, é fundamental analisar e adequar a prática pedagógica para maximizar aprendizagens. Objetivo: Pretendemos, com este estudo, descreve...