Introdução: Este trabalho insere-se no projeto de investigação “Estratégias de intervenção no combate à solidão das pessoas idosas em ERPI: desafios atuais”, coordenado pelo CLISSIS e tem como objetivo principal caracterizar a perceção dos Diretores Técnicos (DTs) de ERPIS na região do Porto, relativamente aos fatores organizacionais e exteriores à organização que possam ajudar a explicar a solidão nestes resid...
Background: Parabens, also known as a family of alkyl esters of 4-hydroxybenzoic acid (4-HB), are natural or synthetic compounds that have been used as powerful antimicrobial agents across multiple industries such as cosmetic, pharmaceutical and food industries, since the 1920s [1]. Their widespread use stems from their low cost, broad-spectrum antimicrobial activity, chemical stability, and low risk of trigger...
Introdução: Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), com apenas 40% da população ativa. Durante o período universitário, ocorre uma coincidência de aumento da autonomia e tomada de decisão dos alunos e mudanças de hábitos de vida, geralmente associadas à diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente i...
A fluvoxamina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina utilizado principalmente no tratamento da depressão e ansiedade. Evidências da literatura apontaram para que o tratamento com fluvoxamina em doentes infetados com SARS-CoV-2, melhore os sintomas da COVID-19. Assim, torna-se relevante explorar o mecanismo anti-inflamatório da fluvoxamina. O objetivo deste trabalho centrou-se em rever as evidências ...
The purpose of this paper is to demonstrate the work developed by Technical Advisor Office (GAT) and its role as technical advisor to the West Lisbon Public Prosecutor’s Office. GAT was established in partnership with Egas Moniz Higher Education School and West Lisbon Public Prosecutor’s Office. GAT plays a crucial role in assisting the Public Prosecutor’s Office as the main response to cases with higher comple...
Persistent difficulties in reading and writing learning are a risk factor for motivation in school and for children's schools learning. In this way, ludic instruments have been developed to face these difficulties. "I read" is a software that seeks through a systematic training and with different games, to develop and train reading and writing skills in a playful and complementary way. It should be used with ch...