Centra-se na aprendizagem de alunos com problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. Os autores dão-nos conta de um estudo que pretendeu compreender melhor a perturbação e de que modo o material Cuisenaire permitiu potencializar o processo de ensino-aprendizagem de dois alunos com discalculia,...
o Projeto Othukumana | “Juntos” - Reforço das capacidades da rede diocesana católica de ensino pré-escolar, em implementação desde 2015, numa parceria entre a Diocese de Lichinga, Fundação Fé e Cooperação (FEC), Leigos para o Desenvolvimento (LD) e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), com o apoio da Misereor, Manos Unidas, Kinder Missionswerk, Rotary Club e Listas Telefónicas de Moçambiqu...
Num contexto de tensões globais, os profissionais da Educação Social são desafiados a desenvolver um conjunto muito diferenciado de competências. Neste trabalho apresentamos o projeto ELISSE (E-learning for intercultural skills in Social Education), com financiamento europeu, que tem por objetivo a preparação dos estudantes de Educação/Trabalho Social para desenvolverem atividades em contextos multiculturais. O...
O projeto de programação com robôs, surge do interesse de um grupo de dezassete crianças inseridas num jardim de infância que dinamiza projetos de forma a proporcionar momentos criativos às crianças que possibilitam a aquisição de novas aprendizagens dando assim resposta às orientações curriculares onde sugere que as crianças usem no dia-a-dia recursos pedagógicos ou de lazer ou recursos tecnológicos. O grupo i...
Elaborado no âmbito do projeto Educação de Qualidade para Todos, este documento é resultado da compilação de materiais de apoio à realização das atividades integradas no módulo Métodos Fundamentais e de Ensino – Matemática. Estabelecendo como finalidades o desenvolvimento da análise crítica, da capacidade de inovação pedagógica e a reflexão sobre e para a prática, definiram-se três objetivos de aprendizagem: re...
As tecnologias já fazem parte do dia-a-dia das crianças e apesar de cada vez mais apresentarem uma postura individual; na escola, o trabalho colaborativo entre pares é uma realidade e é em conjunto que as crianças aprendem umas com as outras entre si, “(…) a utilização das TIC (…) promovem o trabalho colaborativo entre os estudantes e torna-os mais responsáveis pelas suas aprendizagens” (Moreira & Monteiro, 201...
As mudanças operacionalizadas pelo advento da era digital impulsionaram o aparecimento de novos paradigmas educacionais. Estas mudanças e inovações levam a escola a adaptar-se aos novos tempos, à construção de referenciais teóricos e à criação de novas respostas educativas.
A evolução da sociedade, juntamente com a sua globalização, permitiu um desenvolvimento a nível tecnológico e comunicacional de grande escala. Com este desenvolvimento e com o crescimento exponencial da utilização destes meios, começaram a emergir novos espaços para a construção do conhecimento, aprendizagens significativas e obtenção de informação, para além das instituições formais de educação e do contexto s...
A sociedade atual caracteriza-se pela utilização massiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Matemática assume-se como um instrumento que potencia o desenvolvimento e a inovação. O Programa de Matemática do Ensino Básico proporciona o pensamento computacional através do processo de resolução de problemas, criatividade e imaginação privilegiando a habilidade fundamental e não mecânica. Assim, o...
Tendo como referência as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar onde sugere que as crianças usem no dia-a-dia como recursos pedagógicos ou de lazer os recursos tecnológicos, implementamos um projeto de construção de robôs no jardim-de-infância, utilizando o ScratchJr para introduzir o pensamento computacional e a programação num grupo de 16 crianças de 4/5 anos. A educadora proporcionou diferentes...