30 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

Discalculia: estratégias de Intervenção com recurso ao material cuisenaire

Ramalho, Rui; Quelhas, Ana; Amado, Gabriela

Centra-se na aprendizagem de alunos com problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. Os autores dão-nos conta de um estudo que pretendeu compreender melhor a perturbação e de que modo o material Cuisenaire permitiu potencializar o processo de ensino-aprendizagem de dois alunos com discalculia,...


Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica

Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana Cristina; Sousa, Júlio; Gomes, Ana; Ferreira, Ana Luísa; Fernandes, Ana Márcia; Silva, Cristina Vieira da

o Projeto Othukumana | “Juntos” - Reforço das capacidades da rede diocesana católica de ensino pré-escolar, em implementação desde 2015, numa parceria entre a Diocese de Lichinga, Fundação Fé e Cooperação (FEC), Leigos para o Desenvolvimento (LD) e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), com o apoio da Misereor, Manos Unidas, Kinder Missionswerk, Rotary Club e Listas Telefónicas de Moçambiqu...


Projeto ELISSE – E-learning for intercultural skills in Social Education

Gomes, Miguel Prata; Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Ramalho, Rui

Num contexto de tensões globais, os profissionais da Educação Social são desafiados a desenvolver um conjunto muito diferenciado de competências. Neste trabalho apresentamos o projeto ELISSE (E-learning for intercultural skills in Social Education), com financiamento europeu, que tem por objetivo a preparação dos estudantes de Educação/Trabalho Social para desenvolverem atividades em contextos multiculturais. O...


Aprender com robôs no Pré-escolar

Ramalho, Rui; Gonçalves, Fernanda

O projeto de programação com robôs, surge do interesse de um grupo de dezassete crianças inseridas num jardim de infância que dinamiza projetos de forma a proporcionar momentos criativos às crianças que possibilitam a aquisição de novas aprendizagens dando assim resposta às orientações curriculares onde sugere que as crianças usem no dia-a-dia recursos pedagógicos ou de lazer ou recursos tecnológicos. O grupo i...


Métodos Fundamentais de Ensino - Matemática

Nogueira, Isabel Cláudia; Ramalho, Rui; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela

Elaborado no âmbito do projeto Educação de Qualidade para Todos, este documento é resultado da compilação de materiais de apoio à realização das atividades integradas no módulo Métodos Fundamentais e de Ensino – Matemática. Estabelecendo como finalidades o desenvolvimento da análise crítica, da capacidade de inovação pedagógica e a reflexão sobre e para a prática, definiram-se três objetivos de aprendizagem: re...


Materiais manipulativos virtuais no jardim de infância potenciando a relação co...

Ramalho, Rui; Gonçalves, Fernanda

As tecnologias já fazem parte do dia-a-dia das crianças e apesar de cada vez mais apresentarem uma postura individual; na escola, o trabalho colaborativo entre pares é uma realidade e é em conjunto que as crianças aprendem umas com as outras entre si, “(…) a utilização das TIC (…) promovem o trabalho colaborativo entre os estudantes e torna-os mais responsáveis pelas suas aprendizagens” (Moreira & Monteiro, 201...


Implementação do moodle na escola E.B. 2,3 de Marco de Canaveses

Ramalho, Rui; Ribeiro, António

As mudanças operacionalizadas pelo advento da era digital impulsionaram o aparecimento de novos paradigmas educacionais. Estas mudanças e inovações levam a escola a adaptar-se aos novos tempos, à construção de referenciais teóricos e à criação de novas respostas educativas.


Análise da comunicação, interação e satisfação entre professores de diferentes ...

Ramalho, Rui; Pinto, Joana

A evolução da sociedade, juntamente com a sua globalização, permitiu um desenvolvimento a nível tecnológico e comunicacional de grande escala. Com este desenvolvimento e com o crescimento exponencial da utilização destes meios, começaram a emergir novos espaços para a construção do conhecimento, aprendizagens significativas e obtenção de informação, para além das instituições formais de educação e do contexto s...


O Scratch promotor do pensamento computacional na geometria do ensino básico

Ramalho, Rui; Ventura, Ana

A sociedade atual caracteriza-se pela utilização massiva das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Matemática assume-se como um instrumento que potencia o desenvolvimento e a inovação. O Programa de Matemática do Ensino Básico proporciona o pensamento computacional através do processo de resolução de problemas, criatividade e imaginação privilegiando a habilidade fundamental e não mecânica. Assim, o...


À descoberta do Scratch Júnior por crianças de 4/5 anos

Ramalho, Rui; Gonçalves, Fernanda Cristina

Tendo como referência as orientações curriculares para a Educação Pré-escolar onde sugere que as crianças usem no dia-a-dia como recursos pedagógicos ou de lazer os recursos tecnológicos, implementamos um projeto de construção de robôs no jardim-de-infância, utilizando o ScratchJr para introduzir o pensamento computacional e a programação num grupo de 16 crianças de 4/5 anos. A educadora proporcionou diferentes...


30 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type






Access rights



Resource



Subject