Entre um vestígio e um traçado existe uma relação de indicialidade mais ou menos frágil, que resulta numa intencionalidade distintiva. Nos ambientes e meios que incorporam codificação e distância, como são os meios digitais, a indicialidade parece mais sofisticada ou então ausente. A “mediação” ou a “imediação” pode ser um dos debates reatualizados nas condições presentes: são condições mais distantes, seja pel...
Partimos de la deriva como práctica artística contemporánea, con reconocidos antecedentes históricos. El objetivo principal es experimentar las potencialidades pedagógicas de la observación de entornos urbanos de forma colaborativa y mediada por las TIC a través de la deriva, como artistas/investigadores/docentes encargados de la formación del profesorado, para poder introducir este tipo de iniciativas en el en...
El texto plantea una reflexión abierta sobre la propia naturaleza de la educación artística y algunas de sus problemáticas principales a nivel teórico, empezando por cuestionar la concepción del arte de la que partimos y su influencia en las prácticas educativas, así como la influencia de la concepción filosófica del ser humano de los docentes, en relación con la forma de abordar las propuestas educativas que d...
A educação pela arte faz-se através dos seus materiais, da sua operação, da transformação das matérias em ideias novas, em novas coisas. No seu sucesso está implicada uma literacia, uma capacidade interpretativa, ou crítica, sobre a semiosfera cada vez mais povoada, saturada de mensagens parasitárias. A educação implica uma leitura do mundo (Paulo Freire), que se projeta na interpretação de todas as camadas de ...
The communication raises a set of aesthetic reflections and educational im¬plications that result from the analysis of a series of works by students in nursery, pri¬mary and secondary schools, with a common goal: to create a personal narrative of the city and urban environment in which they live