3 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

A valorização das perguntas dos estudantes: Concepções de professores do Ensino...

Mertins,Simone; Amaral-Rosa,Marcelo Prado; Lima,Valderez Marina do Rosário; Ramos,Maurivan Güntzel

Resumo: Introdução: O tema central dessa pesquisa é a utilização e a valorização das perguntas dos estudantes nas aulas. A relevância se dá pela necessidade de difundir o tema, pois ele pode contribuir na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O estudo buscou responder a questão norteadora: De que modo os professores utilizam e valorizam as perguntas dos estudantes na sala de aula? Objetivo: O objetiv...

Date: 2022   |   Origin: SciELO Portugal

Análise Textual Discursiva apoiado por software: IRaMuTeQ e a análise de subcorpus

Lima,Valderez Marina do Rosário; Amaral-Rosa,Marcelo Prado; Ramos,Maurivan Güntzel

Resumo: Introdução: o foco deste trabalho é o processo de geração de categorias a partir da análise de subcorpus de dados qualitativos que são apoiadas no software IRaMuTeQ. A relevância se dá pela ausência de análises de subcorpus na literatura, inclusive de diferentes áreas, na utilização do referido software. O tema central são as nuances relacionadas aos Clubes de Ciências em escolas de Educação Básica. Obj...

Date: 2021   |   Origin: SciELO Portugal

Educar pela pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionaliza...

Galiazzi,Maria do Carmo; Moraes,Roque; Ramos,Maurivan Güntzel

A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a inércia tradicional, a restrição ao diálogo, e as teorias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Propomos aos professores formadores estarem atentos às resistências em suas aulas, porque elas sinal...

Date: 2003   |   Origin: Oasisbr

3 Results

Queried text

Refine Results

Author







More optionsLess options

Date




Document Type


Access rights


Resource



Subject



















More optionsLess options