The existing environmental imbalances and the need to promote actions that minimize the impact and promote awareness and behavioral change are now primary needs. As a reflection of this situation, Higher Education Institutions (HEIs) are faced with the need for more sustainable development practices in their environmental, social, and economic aspects both in curricular and non-curricular spaces. This paper aim...
The primary purpose of this guide is to introduce teachers of non-computer science courses to the specifics of ATML. This handbook presents an approach slightly modified from the original ATML to make it more useful for teaching courses related to the bioeconomy, that is, courses that are interdisciplinary in nature. Interdisciplinary teaching poses a major challenge for the teacher in itself. An approach to di...
Os problemas ambientais estão intimamente ligados ao futuro. A narrativa da sustentabilidade que integra a componente do futuro no seu conceito, relaciona-se com as gerações vindouras e um horizonte de tempo onde impactes ambientais devido às ações humanas podem (ou irão) acontecer. Com base na perceção negativa da realidade explorada por Steven Pinker e na visão positiva de Rutger Bregman as autoras questio...
The need to be more sustainable has become a challenge for some decades now. It seems we are reaching the moment when action cannot be postponed. Humanity, and young people, are keen to take action. Being pessimistic about tomorrow can only represent a waste of time that we, as humanity, cannot afford. This chapter reports a critical reflection of the new normal, through visions from different ages, aiming towa...
Os problemas ambientais estão intimamente ligados ao futuro. A narrativa da sustentabilidade que integra a componente do futuro no seu conceito, relaciona-se com as gerações vindouras e um horizonte de tempo onde impactes ambientais devido às ações humanas podem (ou irão) acontecer. Com base na perceção negativa da realidade explorada por Steven Pinker e na visão positiva de Rutger Bregman as autoras questionam...
O trabalho que se apresenta pretende compreender de que forma a aprendizagem cooperativa entre pares e as metodologias ativas podem ser introduzidas no contexto das unidades curriculares, suscitando uma atitude diferente por parte de todos os indivíduos em presença, de forma a potenciar a consciência de uma cidadania global ao mesmo tempo que se desenvolvem competências técnicas e tecnológicas e se adquire conh...
O recurso água é imprescindível à existência de vida. Porém, a sua escassez coloca um problema global que é necessário resolver. Este recurso natural é limitado sendo a sua gestão e respetivos serviços um tema prioritário da Agenda Internacional, pelas pressões sociais, ambientais e económicas que nele são colocadas. Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água é uma prioridade do Objetivo de Desen...
A diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o proj...