A paisagem linguística (PL) tem sido objeto de múltiplos estudos, experiências e projetos na área da educação. Neste texto, apresenta-se um estudo sobre as potencialidades formativas do uso da PL como recurso educativo capaz de favorecer o desenvolvimento de competências profissio-nais docentes. A partir da identificação das potencialidades educativas da PL, analisa-se o que tem acontecido em contexto português...
Introdução: A vacinas são a melhor arma preventiva para muitas doenças. Apesar de Portugal ser um dos países com maior taxa de cobertura vacinal para as imunizações do Programa Nacional de Vacinação (PNV), o mesmo não acontece com as imunizações extra PNV. Em várias USF, o aconselhamento e o esclarecimento sobre estas vacinas é muito heterogéneo e varia consoante o profissional. Existem estudos que demonstra...
Introdução: O seguimento da gravidez de baixo risco na consulta de Saúde Materna (SM) dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), é regulado por datas-chave, definidas pela Direção Geral de Saúde e também pelos indicadores de SM da Contratualização dos CSP. Ao cumprir com as datas corretas, estamos a contribuir para aumentar o bem-estar da grávida e da criança e também para o desempenho da Unidade de Saúde Familiar...
Introdução: Com o aumento do envelhecimento demográfico e dos custos associados aos cuidados de saúde, assistiu-se a uma mudança de paradigma: a passagem de cuidados formais para cuidados informais. Cuidar de uma pessoa dependente e /ou com necessidades complexas no domicílio, acarreta um conjunto de desafios que contribuem para o agravamento da qualidade de vida do cuidador,apresentando elevados níveis de sobr...
Entre 2014 e 2015, o Ministério da Educação (ME) de São Tomé e Príncipe (STP) publicou um conjunto de normativos que visavam regulamentar a atividade dos serviços de Supervisão Pedagógica dos diferentes níveis de ensino em contexto nacional. A análise destes normativos permitiu categorizar as funções que são atribuídas ao sector da supervisão e, assim, perceber melhor qual a sua amplitude e qual o pendor da com...
O estudo que apresentamos assenta na ideia de plurilinguismo, que se constitui como valor a promover e competência a desenvolver e de que o inglês, como língua de comunicação internacional e detentor de uma posição privilegiada no currículo de línguas, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento da educação plurilingue (Galloway, 2017). Para tal, realizámos um estudo de caso, com uma turma do ensin...
The aim of this communication is to present the results of a teacher education program developed by TEDS team intitled “Education for sustainability: diversity, dialogue and inclusion”, which aimed to promote opportunities for the development of pedagogical and didactic knowledge about the role of biocultural diversity, intercultural dialogue and intercomprehension for the construction of fairer, more cohesive ...
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