Este projeto tem procurado investigar pensamento com origens diversas, produzindo ideias e experimentando ações que sustentem a criação de propostas de EfS na Educação de Infância. Estas propostas incluem experiências significativas de crianças e educadoras/es com o mundo natural e cultural, a partir de abordagens participativas, sensíveis, estéticas e criativas que contribuem para a incorporação de novos modos...
For several years we have dedicated our- selves to find strategies in order to change world perspectives by “noticing” so many ways of life of more than humans and world- ing with them. With this aim we have been working with pupils, students, educators, re- searchers, and others. It began by following the “delicate empiricism” of J. W. Goethe. Through this method we venture to live di- rect, sensitive and affe...
Na evidência de uma situação climática que ameaça a sobrevivência dos habitantes da Terra, perante a continuidade de rotinas económicas e sociais, a intensificação de processos destrutivos dos ecossistemas e das paisagens, como agem e reagem os investigadores, os grupos cívicos, as comunidades? Que caminhos de serenidade são possíveis num mundo de dramática crise? Que conjugações de esforços e intenções, que es...
Este capítulo escreve-se com Terra e Educação. Todo ele se desenvolve habitado por Michel Serres, filósofo dos direitos da Terra, a que naturalmente se juntam outros pensadores. Um filósofo que tanto nos dá. Ajuda-nos a pensar o mundo inquietante em que vivemos e sublinha a importância da novidade na criação de outros mundos possíveis. A novidade é, nas palavras dele, como o ramo de uma árvore que se aventura n...
Eram muitas vezes, as vezes da visita a uma árvore, esta árvore. Com ela fomos experimentando sentires, pensamentos, modos de coabitar criativos, modos de ligação transformadores. E fomos trazendo vozes que ajudam a saber involuir com esta árvore e todos os seres presentes, em cooperação, em comunicação. De entre essas vozes experienciais e de conhecimento destacamos Natasha Myers, Vinciane Despret, Donna Haraw...
O rio Caima e a aldeia natal, o Rio e a Terra Nativa, de Ferreira de Castro propõem-se como um par de poder taumatúrgico do qual emanam pilares imponderáveis para a construção do ser, do escritor e das suas personagens. As leituras do romance Emigrantes e do texto evocação “Aldeia Nativa”, convocam-nos a decifrar um léxico sentimental fluvial, que adensa as narrativas de simbolismo, e que espelha o vínculo emoc...
Na evidência de uma situação climática que ameaça a sobrevivência dos habitantes da Terra, perante a continuidade de rotinas económicas e sociais, a intensificação de processos destrutivos dos ecossistemas e das paisagens, como agem e reagem os investigadores, os grupos cívicos, as comunidades? Que caminhos de serenidade são possíveis num mundo de dramática crise? Que conjugações de esforços e intenções, que es...
Romances com a Terra é um ensaio que tomou forma de diálogo entre duas investigadores, Maria e Mariana. Mas neste diálogo emergem muitas vozes, humanas e não humanas, tornando-o plural. Nasceu e cresceu alimentado pela vontade de transcender e de re-ligar. Transcender no sentido em que a personalidade se mistura com algo para além de si própria. Re-ligar com a natureza, ou seja, desenvolver a inteligência das r...
O mundo vegetal original, essencialmente rasteiro e junto a orlas marinhas, foi criando condições para que tantas vidas, tantas espécies fossem possíveis na Terra. As plantas são fazedoras de mundo. E assim aparecem as florestas. Co-habitamos com árvores há milhares de séculos em muitos lugares, de muitos modos. Elas exalam o que nós inalamos (Natasha Myers). Habitamos nelas e elas em nós, tantas vezes sem nos ...