Vivimos en sociedades cada vez más dinámicas y cambiantes, donde las nuevas tecnologías forman parte integral de la vida cotidiana desde edades muy tempranas. En esta era digital, niños y niñas acceden a Internet durante la infancia, lo que plantea importantes desafíos en términos de alfabetización digital, acompañamiento educativo y protección frente a los riesgos asociados.
No contexto português, a integração da participação infantil nas orientações curriculares tem ocorrido de forma progressiva, mas desigual. O Currículo para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Ministério da Educação, 2017) valorizam a autonomia, a responsabilidade e a participação democrática como dimensões fundamentais da formação das ...
No âmbito de um Projeto de Mediação Intercultural num concelho do Norte do País, foi realizado um processo de diagnóstico participativo, que permitisse aceder a diferentes perceções das realidades locais, a partir dos seus protagonistas. Desta forma, o conhecimento do território local teve em conta as representações dos atores que aí se movimentavam e que percecionavam de forma pessoal um espaço que não é só ge...
Considering the scenario of the new demands women are faced with in contemporary society, this work focuses on the topic of the feminine representation mapped in Brazilian media publications. This paper aims, as its main objective, to investigate, from a diachronic perspective, socio-discursive imaginaries of the feminine elicited from Claudia magazine covers in the course of four decades. To this end, this r...
Objetivos: O presente trabalho pretende abordar o potencial das salas de espera em unidades de saúde públicas como espaços privilegiados para promoção de saúde e para o aumento da literacia em saúde. As salas de espera em unidades de saúde hospitalar pública são espaços públicos abertos a todos os utentes, onde os mesmos aguardam por consultas de saúde. O tempo de espera aqui despendido é muitas vezes negligenc...
Os mediadores que aplicam a mediação transformativa argumentam que a mediação é uma forma de promover uma transformação qualitativa da interação humana. A educação não formal, de mãos dadas com a mediação transformativa, tem vindo a dar cada vez mais provas do seu sucesso em processos educativos de capacitação e desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos. Neste contexto, o projeto Desenvolvimento Individua...
A soja é uma leguminosa, originária da China, atualmente sendo cultivada em várias partes do mundo. Tem como principais produtos derivados a lecitina, o farelo e o óleo de soja, sendo este o principal produto de consumo humano. O objetivo do presente trabalho é avaliar as propriedades físico-químicas do óleo de soja refinado comercializado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Utilizaram-se para isso um total d...
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2019-03-01T13:16:46Z No. of bitstreams: 0; Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2019-03-01T16:02:24Z (GMT) No. of bitstreams: 0; Made available in DSpace on 2019-03-01T16:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-03-30; CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; O pr...
In clinical practice, psychiatrists, psychologists and other professionals claim, when appropriate, that an individual has an immature personality. Consulting the ICD-10 or the DSM-5, we found that IPD is not specifically referenced in the DSM-5 and, although it is referenced in the ICD-10, which includes, in Other Personality Disorders (F60.8), the “eccentric, haltlose type, immature, narcissistic, passive-agg...
The use of tyrosine kinase inhibitors (TKIs) for the treatment of chronic myeloid leukemia has significantly altered the prognosis of this disease, enabling close to normal life expectancy. Despite their undeniable benefits, the use of TKIs is associated with an increased risk of side effects on the cardiovascular system, particularly of atherothrombotic events. It is therefore necessary to understand and preve...