17 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Um "Café" ou um "Porto"? Linhas de deslocamentos simbólicos entre Campinas/Sant...

Rizolli, Marcos

A proposta investe na construção narrativa de um paralelismo histórico, econômico e cultural entre Brasil e Portugal, representados pela dinâmica de produção, transporte e exportação de duas culturas decisivas para o desenvolvimento dos dois países: o café, para o Brasil; o vinho do porto, para Portugal. Pensar, simbolicamente, como a pujante agricultura desses dois territórios se transformaram em valores artís...


Um "Café" ou um "Porto"? Linhas de deslocamentos simbólicos entre Campinas/Sant...

Rizolli, Marcos

A proposta investe na construção narrativa de um paralelismo histórico, econômico e cultural entre Brasil e Portugal, representados pela dinâmica de produção, transporte e exportação de duas culturas decisivas para o desenvolvimento dos dois países: o café, para o Brasil; o vinho do porto, para Portugal. Pensar, simbolicamente, como a pujante agricultura desses dois territórios se transformaram em valores artís...


:Estúdio, nº35 (Jul/Set. 2021)

Queiroz, João; Franco, Orlando Miguel Gaspar; Rodrigues, Teresa Palma; Matos, Joana; Albuquerque, Isabel; Rizolli, Marcos; Carralero, Isabel

Entre a pele da pintura e a pele do pintor, existe uma continuidade interrompida pelo encerramento da peça, em que o autor se despede e abre caminho aos novos participantes. Estes são seres políticos, pois são público, são relação. As quinze propostas de abordagem à obra de outros tantos artistas que aqui são apresentadas, neste número 35 da Revista Estúdio, transportam um desejo interior de uma expansão para o...


:Estúdio, nº32 (Out./Dez. 2020)

Queiroz, João Paulo; Grando, Angela; Hipólito, Rodrigo; Lobo, Bruna Raquel Alves Maia; Gomes, Clara; Cunha, Eduardo Vieira da; Gordeeff, E.

Entre um vestígio e um traçado existe uma relação de indicialidade mais ou menos frágil, que resulta numa intencionalidade distintiva. Nos ambientes e meios que incorporam codificação e distância, como são os meios digitais, a indicialidade parece mais sofisticada ou então ausente. A “mediação” ou a “imediação” pode ser um dos debates reatualizados nas condições presentes: são condições mais distantes, seja pel...


Le madonne trans de Carlos Alberto Negrini

Rizolli, Marcos

Carlos Alberto Negrini is a Brazilian performance artist who uses his declared homosexual identity to operate a suggestive militancy about gender — making the body a battlefield. The artist has designed disconcerting performances, full of scenic displays, with photographic way. Thus, he also conceived the series Madonnas — here in this study named Le Madonne. In the series, he seeks the partnership of trans wom...


:Estúdio, vol.10, nº25 (Jan./Mar. 2019)

Queiroz, João; Prieto, Margarida P.; HERRERA RUIZ DE EGUINO, NAIARA; Fukelman, Maria Cristina; García López, Antonio; Herberto, Luís

Ouvir os criadores, os artistas, pode ter uma pertinência resistente. Pertinência, se for um exercício continuado. Resistente se se propiciarem discursos alternativos, fora dos circuitos de legitimação, descentrados, e verdadeiramente críticos, sem interesses no teatro da arte contemporânea. É possível descolonizar a arte? Entre a arte o poder estabelece-se ora oposições ora alianças, ambas construtoras de iden...


:Estúdio, vol.9, nº23 (Jul./Set. 2018)

Queiroz, João; Rizolli, Marcos; Susigan, Cristina; López López, Marta; Prieto, Margarida P.; Huete Iglesias, Julia; Mol, Bárbara

Às vezes as palavras podem ser escondidas antes de ser ditas, cabendo ao artista, ou ao poeta, a capacidade de as revelar. São coisas difíceis, pois tratam-se de coisas de difícil acesso, apenas franqueadas pelos poetas e artistas. E estes artistas, convocados por outros artistas, se anunciam vivos pelo olhar da afinidade, pela convergência para lá do visível, pela cumplicidade assinalada. Assim se reunem os ar...


Gama, nº9 (Jan./Jun. 2017)

Queiroz, João; Rizolli, Marcos; Nicolaiewsky, Alfredo; Bonjour, Hugo Macieira; Brasil, José Umbelino de Sousa Pinheiro; Costa, Diana

Arte, vaidade, um novo olhar. Se há coisa que a arte inclua na sua definição é a sua vaidade: os homens morrem, a sua arte permanece, é cuidada, merece ser conhecida, ensinada, mostrada, protegida, divulgada. Neste propósito se justifica o projeto GAMA: há obras em risco de desconhecimento, outras que precisam de voltar a ser olhadas, outras ainda que não são conhecidas. A plataforma do Congresso CSO tem permit...


O registro patrimonial como arco expressivo : as fotografias de Luciano Alarkon

Rizolli, Marcos

The serie of red images, the Indian Exus was produced by the brazilian photographer-artist Luciano Alarkon, present itself as a topic for a reflection on the potency of the photography, in the contemporary. Technological device historically aimed at obtaining imagesregistries the language of the photography has been incorporating new and instigating forms of the visual registries, notably guided by procedural i...


:Estúdio, vol.8, nº18 (Abr./Jun. 2017)

Queiroz, João; Rizolli, Marcos; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo; Lopes, Almerinda; Gonçalves, Sandra M. Lúcia Pereira; Stori, Norberto

Projeto: fluxo dinâmico, movimento perpétuo. A revista Estúdio gera novos discursos, em que os enunciadores são os próprios artistas, tomando por objeto a obra de outros artistas. Entra ar fresco no circuito poderoso da arte. É resistência, ocupar espaço, construir discurso, e contribuir com conteúdo informado e qualificado. O desafio tem produzido resultados, artigos publicados, revistas já esgotadas, artistas...


17 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date










Document Type



Access rights


Resource




Subject