Nesta comunicação, em formato poster, traremos uma visão alargada relativamente à oferta de programas de inovação pedagógica institucionais com vista à capacitação do corpo docente interno, com recurso a redes e parcerias nacionais e internacionais, promovida pela UEDIPP.
This paper presents the pedagogical model designed to support distance learning programmes in a Portuguese higher education institution (HEI). The model is based on models implemented in other national and international higher education institutions, in the scientific literature and in official reports. It focuses on aspects related to teacher and student training, course design, communication and interaction, ...
A prática aqui descrita surge no âmbito do projeto #eCapacitar - Capacitar para as áreas de negócio do IPSantarém, projeto com financiamento Compete/SAMA, tendo como eixo central a reabilitação, desenvolvimento e inovação do ecossistema do Ensino a Distância (EaD). O contexto do EaD, implica a necessidade de conceber, desenvolver e disponibilizar recursos educativos digitais (RED), ainda mais quando nos encontr...
Neste artigo refletimos sobre o impacto da Ciência Aberta e do Acesso Aberto no eLearning. Abordamos algumas medidas nacionais e internacionais e iniciativas institucionais com vista a implementação da Ciência Aberta, contextualizando e particularizando o caso de uma IES em Portugal.
Nowadays, online and virtual platforms play a key role in contemporary society. Digital technology has become ubiquitous and indispensable to our daily routines, whereas the educational field is not an exception. Higher Education Institutions (HEI), due to the transition to emergency remote learning during CoViD-19 pandemia, had to change the way programmes were delivered. At this moment, this fact has triggere...
Neste poster, iremos apresentar o e-Campus do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém). Este campus virtual surge da necessidade sentida na Instituição de Ensino Superior (IES) de ministrar cursos a distância, de forma a poder inovar e diversificar a sua oferta formativa, chegando assim a públicos diferenciados.
Nowadays, online and virtual platforms play a key role in contemporary society. Digital technology has become ubiquitous and indispensable to our daily routines, whereas the educational field is not an exception. Higher Education Institutions (HEI), due to the transition to emergency remote learning during CoViD-19 pandemia, had to change the way programmes were delivered. At this moment, this fact has triggere...
Numa sociedade global em acelerado processo de transição digital, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) está fortemente empenhado em adequar as suas práticas e modelos pedagógicos às reais aspirações e necessidades das novas gerações de estudantes. Neste sentido, constitui-se como um objetivo institucional relevante, o desenvolvimento de um ecossistema de ensino e aprendizagem digital avançado que ap...
The Conference is dedicated to the main theme “Moving on towards ‘new normal’ in education”. With ICEM Conference there is the opportunity for presenting and discussing new educational tools and environments, experiences and best practices and case studies on innovative technology-based learning strategies, and institutional policies on educational media and computer supported education. It will provide an over...