Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Impacts and challenges of online education arising from COVID-19 pandemic

Rocha, Elizabeth Matos; Lima, Juliana Maria da Silva

This paper aims to reflect on the impacts and challenges imposed on online education, in Brazilian territory, in 2020, an atypical year, given the incidence and readjustment of the educational agenda imposed by the COVID-19 pandemic. Thus, the regulatory framework issued by the federal government and MEC was addressed, presenting the specific regulations at UFGD. It was shown that the modalities of face-to-face...

Data: 2021   |   Origem: Oasisbr

A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na fo...

Rocha, Elizabeth Matos

The production of Didactic Material (MD), regarding media and mediation in distance learning courses, is a great concern for this learning modality. Therefore, this article includes the production of digital content in the list of complexities inherent to digital language, which creates the culture of collaborative production in convergent media. This work also deals with its impacts on teacher training. Thus, ...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Avaliação da aprendizagem do ensino de matemática: utilizando a plataforma TELE...

Rocha, Elizabeth Matos; Borges Neto, Hermínio; Lima, Ivoneide Pinheiro de; Sousa, Maria Lídia Mendes de; Santos, Maria José Costa dos

A avaliação da aprendizagem é um tema complexo por estar vinculado ao íntimo das contradições do sistema educativo, pois, constantemente, encontra-se presente na formação do ser, reconhecendo e negando suas desigualdades. A avaliação se constitui parte integrante do processo ensino-aprendizagem, e requer preparo técnico e capacidade de observação dos professores, tendo em vista o impacto desse processo no desen...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

E o livro didático de matemática, como vai?

Brandão, Jorge Carvalho; Rocha, Elizabeth Matos; Borges Neto, Hermínio

o livro didático, doravante LD, se constitui fonte de acesso ao saber científico e institucionalizado pela escola e que pela sua ampla utilização, como fonte de informação que favorece o processo de ensino/aprendizagem, se mostra recurso didático consolidado justamente por resistir às várias mudanças de cunho teórico e tecnológico ocorridos na educação nas últimas décadas (PAIS, 2006). Considerando que o LD é e...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências

Sousa, Ana Izabela Elias de; Silva, André Flávio Gonçalves; Rocha, Elizabeth Matos; Nobre, Francisco Augusto Silva; Sousa, Francisco Edisom Eugenio de

Este livro descreve e sistematiza a Sequência Fedathi, uma proposta teórico-metodológica elaborada pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação do professor Dr. Hermínio Borges Neto, a partir de experiências na educação básica e na educação superior, nos campos da Matemática e das Ciências. A Sequência Fedathi recomenda que os conhecimento...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

A Sequência Fedathi na elaboração dos conceitos de geometria na formação inicia...

Lima, Ivoneide Pinheiro de; Rocha, Elizabeth Matos; Santos, Maria José Costa dos; Borges Neto, Hermínio; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima

Apresentamos, neste capítulo, um recorte da pesquisa de dissertação de mestrado desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, cujo título foi “A matemática na formação do pedagogo: ofcinas pedagógicas e a plataforma telEduc na elaboração dos conceitos”, referenciada pela Teoria Sequência Fedathi. Esse recorde focaliza o estudo de Geometria utilizando ofi cinas pedagógicas e a plataform...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática

Santana, José Rogério; Borges Neto, Hermínio; Rocha, Elizabeth Matos

A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz ...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento

Rocha, Elizabeth Matos; Borges Neto, Hermínio

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado realizada de 2004 a 2006 com alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental com ênfase no estudo da grandeza comprimento como abordagem conceitual prevista na matriz curricular. Objetivou-se investigar o uso de instrumentos de medição, em sessões didáticas, como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento no universo do sistema métrico decimal. De acordo com aut...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Utilização de softwares educativos e materiais concretos no ensino de matemátic...

Santos, Maria José Costa dos; Vasconcelos, Francisco Herbert Lima; Rocha, Elizabeth Matos

Atualmente o acesso ao computador ainda é muito limitado, pois o alto preço que se paga para sua aquisição, aliado à falta de conhecimento da sua operacionalização, contribuem fortemente para essa exclusão digital. Este fato é ainda mais agravante no meio rural, principalmente nos assentamentos. Os assentamentos rurais são comunidades que ficam distantes dos centros urbanos, que normalmente estão ilhadas pela a...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de se...

Rocha, Elizabeth Matos

O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geométricas. Dentre essas posturas, cito a ênfase nos conteúdos voltados para a Aritmética, como prob...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor


















Data





Tipo de Documento







Tipo de acesso


Recurso


Assunto