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"No Capítulo 10 − Avaliação externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares, os autores Eduarda Rodrigues, Filipa Seabra, Helena Queirós, Joana Sousa, Conceição Lamela, Natália Costa e José Carlos Morgado apresentam dois estudos de caso, um realizado num agrupamento de escolas e outro numa escola secundária, escolhidos por constituírem “casos” de melhoria das classificações e corresponderem a situaçõe...
Innovation and knowledge creation are tightly related concepts. Collaborative innovation networks (COINs) are very productive ecosystems for knowledge generation. Acknowledging their relevance for innovation, we propose a novel ontology for knowledge management (KM) in COINs, which builds on COINs related literature and is partially derived from topic-related and enterprise ontologies. The utility of the ontolo...
The new concept development is a critical stage of the innovation process that can be seen as a new knowledge creation process. This paper presents a new approach and a software tool for a collaborative new concept development. Our approach considers Collaborative Innovation Networks as ecosystems for new knowledge creation and integration, and Web Mashups as supporting platforms for the development of virtual ...
A diferenciação e a capacidade de competir nos exigentes mercados atuais são as maiores forças motrizes da inovação. A inovação pode ser vista como conhecimento incorporado em produtos ou serviços. Porém, as organizações podem não conseguir ser autónomas na criação de novo conhecimento. Para suprimento desta lacuna, as organizações abriram os seus processos de inovação no sentido de obter conhecimento externo, ...
Os autores apresentam uma revisão critica do conceito de depressão na primeira infância com referência a sintomatologia, etiopatogenia e prognóstico. O estudo baseia-se na análise de 20 casos com o diagnóstico de depressão, que tiveram seguimento terapêutico na UPI nos anos de 1994 e 1995. Em todos os casos foram estudados os seguintes parâmetros: Motivo da consulta, Idade da criança, Início do sintoma, Perturb...
Os autores apresentam um estudo das perturbações alimentares precoces, situação muito frequente na clínica da primeira infância. São descritos alguns factores, quer da mãe, quer da criança, que favorecem o desenvolvimento normal da função alimentar. Neste trabalho é estudada a perturbação alimentar específica da primeira infância, normalmente chamada anorexia precoce. Na nossa experiência, nestas situações, a p...
Inexistente