No âmbito da minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da construção da Conduta Principal do Bloco 3 do Bloco de Rega do Monte Novo, inserido no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, foi identificado e intervencionado um sítio arqueológico na Encosta do Albardão (S. Manços, Évora), que se revelou ser constituído por duas grandes concentrações, muito próximas uma da outra, de fos...
Esta comunicação, baseada essencialmente nas intervenções arqueológicas de que temos sido responsáveis em algumas áreas da bacia do Guadiana, abarca um período cronológico balizado pelo denominado Horizonte de Ferradeira, de um lado, e pelas primeiras manifestações orientalizantes, do outro, integrável naquilo que H. Schubart (1975) denominou de Bronze do Sudoeste. Dois tipos de contextos arqueológicos foram ob...
O presente artigo pretende apresentar os dados preliminares da intervenção arqueológica de minimização, efectuada pela empresa ArqueoHoje no âmbito da construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, nomeadamente do Bloco de Rega do Pisão e suportada pela EDIA, no sítio de Palhais (Beringel, Beja). Trata‐se de uma necrópole da I Idade do Ferro que revelou a existência de um recinto funerário, aparente...
Nos últimos quatro anos, trabalhos de investigação, conjugados com outros de carácter preventivo, permitiram redefinir o conhecimento existente sobre o Bronze Final do Sudoeste Peninsular, em particular na área ocupada pela bacia do Médio Guadiana, em ambas as margens do rio, no território alentejano. De facto, a par do já assinalado povoamento de altura, com ou sem fortificações, registam-se ocupações de planí...
O presente artigo pretende constituir-se como uma revisão dos dados referentes à necrópole da I Idade do Ferro de Palhais, apresentada de forma preliminar em 2009, em função do estudo da totalidade do conjunto artefactual que lhe está associado e do conhecimento, hoje aumentado, da realidade funerária de cronologia sidérica da região envolvente de Beja (Baixo Alentejo). Efectua-se uma análise mais aturada das r...
Funding Information: This work was funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (UID/ECO/00124/2013 and Social Sciences DataLab, Project 22209), by POR Lisboa (LISBOA-01-0145-FEDER-007722 and Social Sciences DataLab, Project 22209) and POR Norte (Social Sciences DataLab, Project 22209). Doctoral Grant from Fundação para a Ciência e Tecnologia to the first author (SFRH/BD/109916/2015). We would like to thank t...
Greater global awareness and action to implement sustainable development are underway. However, global progress towards sustainability has been slow. Advancing towards some form of sustainability requires greater attention and analysis of the role played by the human inner world. While the scientific analytic tools have focused on external aspects, we present a scientific methodology to identify human critical ...
Background: Applying simulation for nursing education, especially in healthcare-associated infection prevention and control (HAI-PC) in developing countries has limited evidence. The study was conducted to explore educators’ perceptions of simulation as a teaching method for nursing education in HAI-PC in two Vietnamese and two Cambodian universities. Methods: An exploratory qualitative design was applied. A fo...
Background: Healthcare-associated infections (HAIs) have posed a major threat to both patients and to the safety healthcare personnel worldwide. According to the World Health Organization, 10% of hospitalized patients are affected by HAIs worldwide. Objective: The objective of this study was to explore the experiences of nursing students in learning HAIs prevention and control by the application of the scenario...
Background: Healthcare-associated infection prevention and control (HAI-PC) education programs in Asian countries seem limited and require improvement and support. Objective: This study explored students’ learning experiences with HAI-PC education programs in Asian countries (two Vietnamese and two Cambodian universities) to support a pedagogical model in HAI-PC. Method: A qualitative exploratory study design w...