5 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Migração e educação : a invisibilização do migrante nos documentos curriculares...

Souza, Rodrigo Matos de; Rodrigues, Maria dos Remédios; Moura, Ellen Michelle Barbosa de

Este artigo divulga resultados parciais da pesquisa Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si, do grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa conta com os apoios do Edital DPI/DPG/UnB Nº 02/2021, da Chamada Interna 002/2021 do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissiona...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

Em busca de um horizonte : narrativas sobre educação, artes e resistência

Medrado, Ana Carolina Cerqueira (org.); Salles-Lima, Adalberto de (org.); Santos, Rita Silvana Santana dos (org.); Souza, Rodrigo Matos de (org.)

"APRESENTAÇÃO - Os textos reunidos no livro Em busca de um Horizonte: narrativas sobre educação, arte e resistência foram inspirados nos debates realizados durante o evento VI Simpósio Internacional Horizontes Humanos, que aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, em 2018. O livro está dividido em quatro partes: Resistências cotidianas para além da utopia, Demasiado humano: as diferentes l...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’

Rodrigues, Maria dos Remédios; Souza, Rodrigo Matos de

O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Conc...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

A cultura política crítica como possibilidade de emancipação humana : notas sob...

Rodrigues, Maria dos Remédios

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.; Governo do Distrito Federal (GDF).; A partir de uma breve contextualização do panorama político contemporâneo, que experimenta crescentes movimentos de cunho conservador, este ensaio teórico-analítico busca analisar o processo de formação da cultura política crítica dos M...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

“Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’

Rodrigues, Maria dos Remédios; Matos-de-Souza, Rodrigo

O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Conc...

Date: 2020   |   Origin: Oasisbr

5 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date




Document Type




Resource


Subject