A Lei de Diretrizes e Bases da Educação completa vinte anos. Trata-se de um diploma legal de largo alcance, incidindo sobre um amplo leque de atividades ligadas ao mundo da educação. Mas o que será mesmo uma lei, no sentido usado quando empregamos este vocábulo aludindo à LDB? O que essa lei representa, qual o seu significado? Todas as leis são comparáveis? Como podemos entendê-Ia em seus múltiplos sentidos? A ...
O livro de conferências do XV Encontro Cearense de Historiadores da Educação - ECHE; o V Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação - ENHIME e o IV Simpósio Nacional de Estudos Geoeducacionais - SINECGEO, têm o objetívo de ensejar visibilidade à produção acadêmica de pesquisadores experientes e iniciantes, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre o tema educação, em especial ...
É propósito do presente trabalho apresentar uma reflexão sobre as contribuições da sociologia para a educação, com recorte para a atualidade do conceito de educação legitimado nos pressupostos sociológico de Émile Durkheim. Para tanto, nos reportaremos do conceito de educação para, só então, afirmamos em que medida tal conceito nos dá subsídio para compreendermos a educação vigente. Para facilitar a compreensão...
O objetivo principal desta escrita está centrada no pretexto de apresentar uma Narrativa Autobiográfica da Formação Discente de Lisimére Cordeiro do Vale Xavier. Todavia, através do presente relato faz-se um recorte da História e da Memória da Educação Brasileira a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 5.692/71. Nesse cerne coloca-se em evidência a organização do Ensino de Primeiro Grau ...
A punição de condutas havidas como antissociais é um tema tão antigo quanto atual, seja sob a designação de pena, disciplina, reprimenda, castigo, ou sanção e tantas outras denominações, tanto entre as espécies normativas de caráter penal, como administrativo, pedagógico, moral, religioso, contratual entre particulares ou meramente social. Aqui examinaremos principalmente as sanções legais, que abrangem as puni...
Os modelos sociais condescendentes com fatores de exclusão de indivíduos anunciaram seu declínio décadas atrás, quando se tornou evidente, aos olhos da sociedade, a imperiosidade da adoção de medidas de inserção dos excluídos nos processos de desenvolvimento social. A pessoa com deficiência, uma das principais vítimas da exclusão social ao longo da história, vem merecendo destaque no implemento de políticas púb...
Tenho em mãos mais um livro do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O presente livro vem se somar à copiosa produção intelectual do NHIME, que ultrapassa em muito uma centena de obras. Mestrandos e doutorandos alunos do citado núcleo,ao lado de ex-alunos e de professores dout...
A sociedade brasileira vive um momento de intensificação de conflitos, de aumento da violência, de transformação das referências culturais. Este último aspecto dificulta o discernimento do que seja conduta social aceitável. É também um momento de proliferação de tipos penais, através de uma legislação incriminadora e encarceradora, sem embargo de toda a impunidade que campeia em todas as camadas sociais. A bana...
Aqui se busca explicitar o léxico e a sintaxe do pensamento político. Considerou-se como léxico o conjunto de conceitos fundamentais às doutrinas dos clássicos, articulados por argumentos de modo a constituir uma fórmula para governar e conviver na polis. O modo da citada articulação é a sintaxe que se pretende desnudar. Parte das doutrinas permanece oculta nas entrelinhas do discurso, subentendida, havida como...
The reach and meaning of Historic periods are a challenge for those who study the subject. This hermeneutic contributes for the enrichment of the study, as much of the events as of the customs and subjects. The understanding of what it is Antiquity, Middle Ages, Early Modern, Contemporary or Postmodernity requires of the researcher, the discovering what is History. Under the perspective of José Honório Rodrigue...