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Afternoon of the Young Internist: New Opportunities for Internal Medicine

Ramalho, Ana Rita; Castro Silva, Beatriz; Gonçalves, Carlos; Rodrigues, Filipa; Alfaiate, Filipe; Freitas, Flávia; Ascenção, Ricardo

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P-11 EMI-sim: curso de simulação de m emergência implementado num hospital dist...

Corga da Silva, Rogério; Romano, Miguel; Abreu, Joana; Alves, Daniel; Sousa, Samuel; Vaz, Miguel; Caldeiro, José

  Apresentar o curso de Simulação multidisciplinar EMI-Sim criado num hospital distrital como técnica para a melhoria dos profissionais.    • Materiais e Métodos: . Descrever curso, e apresentar resultados de testes, e de questionário de satisfação. Resultados e Discussão: Pré-teste nas 2 primeiras edições com média de 26/30. Pré-teste na 3ª edição com média de 28/35 e teste final  com média de 33/35. Questioná...


RCO-3 Simulação Médica como técnica de ensino Universitário de Medicina – O imp...

Corga da Silva, Rogério; Romano, Miguel; Passos, Rita; Carvalho, Nuno; Mariz, José; Carvalho-Filho, Marco

Introdução e Objetivos: A simulação tem ganho maior interesse como instrumento de ensino médico1. Associar o benefício do crescimento de estudantes de medicina e a isenção de riscos para pacientes com a possibilidade de reproduzir condições fisiopatológicas é de um enorme valor educativo. Simultaneamente a simulação pode possibilitar elevados níveis de confiança ao promover interiorização da informação e bem-es...


RP-1 INTRODUÇÃO DE SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE NO CURRÍCULO MÉDICO DE UMA FACU...

Romano, Miguel; Corga da Silva, Rogério; Carvalho, Nuno; Passos, Rita; Mariz, José; Carvalho-Filho, Marco

Introdução e Objetivos: A simulação na área médica foi alvo de uma evolução notável nos últimos anos. Inicialmente com técnicas simplificadas e sem grandes recursos, a simulação médica foi evoluindo, culminando no surgimento de cenários de Alta Fidelidade que permitem simular de forma programada a fisiologia humana, com reprodutividade de sinais vitais avaliáveis, exame objetivo e possibilidade de realização de...


RP-4 AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DAS EMOÇÕES EM DEBRIEFING ESTRUTURADO AO LONGO DE 1 ...

Romano, Miguel; Corga da Silva, Rogério; Carvalho, Nuno; Passos, Rita; Mariz, José; Carvalho-Filho, Marco

Introdução e Objetivos: A simulação tem surgido como uma ferramenta pedagógica para treino e desenvolvimento de competências em Medicina1. Existe evidência crescente de que proporcionar uma experiência de simulação imersiva e ininterrupta de Alta Fidelidade, enriquece a experiência pedagógica e otimiza os resultados de aprendizagem2.  Alicerçados por técnicas de simulação e debriefing estruturado, os autores pr...


Point of care ultrasound in internal medicine in Portugal – where we are and wh...

Mariz, José; Romano, Miguel

[Excerpt] Point-of-care ultrasound (POCUS) is growing rapidly across a broad span of specialties in Medicine as a whole, worldwide. Further, POCUS is driving a revolution in every aspect of clinical practice [1–3]. However, its use and teaching differ significantly among countries [4].Paradoxi cally, parallel to its exponential growth, barriers to POCUS training persist in some aeras, and training programs rema...


Point-Of-Care-Ultrasound in Internal Medicine: A Paradigm Shift in the Evaluati...

Mariz, José; Silva, Rafael; Romano, Miguel; Gaspar, António; Gonçalves, António Pedro; Silva, João Paulo; Carvalho-Filho, Marco António; Santos, Thiago

The point of care ultrasound (POCUS) presents itself as the fifth pillar of the physical examination, pairing with inspection, percussion, palpation and auscultation. After the initial usage, in the beginning of the 80’s for the evaluation of abdominal trauma, the POCUS became a daily practice in the critical patient evaluation, either in Critical Care Units or in Emergency Departments, assuming, nowadays, an i...


Ecografia à cabeceira do doente na Medicina Interna: Uma mudança de paradigma n...

Mariz, José; Romano, Miguel

A ecografia à cabeceira do doente apresenta-se como “o quinto pilar do exame físico”, juntamente com a inspeção, percussão, palpação e auscultação. Após o início de sua utilização nos anos 80 para avaliação do trauma abdominal, tornou-se prática diária na avaliação do doente crítico, tanto nas Unidades de Cuidados Intensivos quanto nos Serviços de Urgência, sendo, hoje, componente fundamental de diversos protoc...


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