No atual cenário de mudanças em que vivemos, as conceções sobre política curricular têm sido foco de debates pelas suas influências na educação e no currículo concretizado pelos professores nas escolas. Neste sentido, reconhecemos o relevante papel do professor na (re)organização do currículo, concretizado nas suas práticas no quotidiano do espaço e do tempo da sala de aula. No entanto, compreendemos que ao se ...
A Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade ...
Este estudo representa uma reflexão no âmbito das políticas públicas do Programa de Formação Continuada em Serviço para Professores do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. As especificidades e necessidades dos estudantes da EJA exigem professores comprometidos, autônomos e com um perfil específico. A sua formação em serviço constitui um espaço fundamental tanto para o desenvolvimento da autonomia, política e ...
Talvez por se ter naturalizado, não seja muito usual refletirmos sobre a noção de tempo. Vivemo-lo, essencialmente, de forma intuitiva. No entanto, sendo uma dimensão estruturante da própria vida, o tempo é um elemento fundamental na configuração das nossas representações e no modo como projetamos e vivemos o nosso dia-a-dia. É com base nas vivências do tempo passado que compreendemos o tempo presente e idealiz...
Os estudos no campo do currículo têm sido alvo de debate e reflexão no cenário atual para todas as modalidades de ensino. Enquanto artefato cultural, o currículo cumpre várias funções nas instituições educacionais, sobretudo, nas instituições públicas de ensino notadamente na educação básica. Porém, o modo como o currículo se concretiza nas escolas e, em particular, nas salas de aulas, depende sempre da forma c...
Neste texto abordam-se questões relativas à formação de professores e à autonomia curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o efeito, mobilizam-se argumentos ancorados nas políticas de formação de professores e nas políticas curriculares e discutem-se as suas implicações na perspectiva da organização do currículo e da prática pedagógica na sala de aula da EJA. Tal ensejo, parte do princípio de que ...