25 documents found, page 1 of 3

Sort by Issue Date

GameIN : Proposing methodological disruptions in the study of inclusive games

Luz, Filipe Soares Branco da Costa; Sousa, Carla; Neves, Pedro Pinto; Fonseca, Micaela; Quaresma, Claudia; Sanches, Isabel Rodrigues


A Política nacional de educação especial para a inclusão escolar em Angola: per...

Sanches, Isabel Rodrigues; Soares, Sónia

A necessidade de garantir um ensino de qualidade e acessível a todos os alunos levou a que os Estados procurassem criar políticas direcionadas ao ensino inclusivo, mediante ratificação de convenções internacionais ou aprovação de legislação oficial a nível do ordenamento jurídico interno. A exequibilidade dessas políticas nem sempre se afigura fácil, defrontando-se os sujeitos na sua implementação com vários ob...


A inclusão de estudantes surdos no ensino superior brasileiro: O caso de um cur...

Sanches, Isabel Rodrigues; da Silva, Polliana Barboza

O objetivo desta pesquisa é compreender o processo de inclusão dos estudantes surdos no curso de graduação em Pedagogia, no ensino superior brasileiro. Para atingir este objetivo, foi utilizada a entrevista semidiretiva a três estudantes surdos e a observação das aulas de três professores destes alunos. É uma investigação qualitativa, de natureza descritiva/interpretativa, que analisa os sujeitos no seu context...


O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)

Benavente, Ana; Teodoro, António; Serrão, Jacinto; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Jorge

Todos os livros têm uma história. Esta obra coletiva tem a sua, como não podia deixar de ser. Nasceu de uma crítica de Carlos Alberto Torres que, enquanto mem bro da Comissão Externa de Acompanhamento e Aconselhamento do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), nos chamava a atenção para o limitado conhecimento mútuo que possuíamos sobre o trabalho, as preocupações científicas...


Desafios da Educação Especial infantil em Angola

Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Sanches, Isabel Rodrigues

Este artigo tem como objetivo descrever, para compreender, a realidade da Educação Especial em Angola, especificando o caso do Namibe. Para o seu cumprimento foi feita uma pesquisa bibliográfica que, devido à escassez de fontes, foi complementada com pesquisa e análise documentais. Foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada à diretora pedagógica da Escola Especial do Namibe. A informação recolhida nos...


Diálogos : a fratria nas situações de deficiência

Sanches, Isabel Rodrigues; Amaral, Isabel

Isabel Sanches conversa com Isabel Amaral


Osteogénese imperfeita: o desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso.

Sanches, Isabel Rodrigues; Gil, Rita Isabel Lourenço

Este artigo é resultante de uma investigação realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, na Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal. Tem como objeto de estudo a vivência de um indivíduo de 22 anos, com Osteogénese Imperfeita, doença crónica rara, caraterizada por fraturas frequentes dos ossos, espontâneas, comprometendo a mobilidade e a autonomia. Pretendemos compreender como um sujeito com Osteogénes...


Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secund...

Costa, Gilda Helena Pires; Sanches, Isabel Rodrigues

O direito à educação e oportunidade de acesso e sucesso no ensino secundário (ES) para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) foi adquirido com os diplomas normativos publicados em 2012. Esta nova legislação que decreta a obrigatoriedade de frequência de alunos com NEE no ES suscita interrogações e desafios para os docentes deste nível de ensino. Este artigo apresenta os resultados de um inquérit...


A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacio...

Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José

A Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade ...


Português para todos : a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da...

Leal, Marcelino; Sanches, Isabel Rodrigues

Para existir inclusão, no que diz respeito aos imigrantes, as comunidades locais de acolhimento têm um papel importante na promoção da igualdade de oportunidades, passando isto também pelo ensino da Língua Portuguesa [LP]. Como adjuvante em todo este processo, aparece o formador do curso de Português Para Todos [PPT], com atuação em três ambientes (sala de aula, escola e comunidade local) e com três responsabil...


25 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date
















Document Type




Access rights


Resource



Subject