19 documents found, page 1 of 2

Sort by Issue Date

Music and Conflict: Overcoming Trauma through the work of Art in Cândido Lima a...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Cândido Lima and Iannis Xenakis lived, both, the reality of the war. Lima has the experience of the Colonial War and Xenakis that of World War II. Those experiences influence their technical, aesthetic and imagistic contents, as well as the overcoming of the trauma and conflict. In the case of Cândido Lima, his stay on the African continent, in Guinea-Bissau, allowed him to come into contact with another musica...

Date: 2023   |   Origin: Forma Breve

“Double” (1982) by Constança Capdeville: the work where the ego finds itself i...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Constança Capdeville (1937-1992) pursued her creative activity in various fields. The unbroken alliance between music and scenic art appears in her work, linked to musical theater. The sound, the sound space and the space of the multimedia, theatrical and plastic arts deserve, on their part, a detailed attention. They are identically in a close relationship with the body and a performative gesture inherent in t...

Date: 2021   |   Origin: Forma Breve

“Double” (1982) de Constança Capdeville: a obra onde o ego se descobre num uni...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Constança Capdeville (1937-1992) exerceu a sua atividade criadora em vários domínios, sendo que a contante aliança entre a música e a arte cénica aparece, na sua obra, ligada, e em parti- cular, ao Teatro Musical. O som, o espaço sonoro e o espaço das artes multimédia e plástica, merecem, da sua parte, uma atenção detalhada, sendo que se encontram identicamente em estreita relação com o corpo e um...


Representations of the sacred and the profane in the work of João Pedro Oliveir...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Developing in vast and diverse fields of knowledge, using processes of formalization coming from other domains of knowledge that not only the musical, João Pedro Oliveira’s music allows us to approach different principles in the conception of his sonorous and musical universe. When we analyze his catalog of works, we come across a set of pieces that reveal the presence of an imaginary, which seek in the sacred ...

Date: 2020   |   Origin: Forma Breve

Afigurações do sagrado e do profano na obra de João Pedro Oliveira a partir do ...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Desenvolvendo-se em vastos e diversos campos do conhecimento, utilizando processos de formalização provenientes de outros domínios do saber, que não só o musical, a música de João Pedro Oliveira permite-nos a abordagem de princípios distintos na conceção do seu universo sonoro e musical. Ao analisarmos o seu catálogo de obras deparamo-nos com um conjunto de peças que revelam a presença dum imaginário e de uma t...


A instalação sonora como espaço de arte plural: A eletrónica ao serviço da dete...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Rosário

A interação entre o humano e o instrumental, o instrumental e o electrónico, o pré-gravado (fixo) e o interativo (modulável), despoleta uma nova forma de criação artística onde a interação reciproca se trona fundamental. Quando a esses espaços se sobrepõem outros de texto e imagem, e quando estes se manipulam e regem mutuamente, os criadores desenvolvem espaços de arte que se tornam abertos e plurais. Neste faz...


O geográfico, o geológico e o ambiental na determinação da componente linguísti...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da SIlva

O que se designa como recurso de um território não se resume unicamente a aspectos de ordem material, nomeadamente de ordem geográfica, geológica ou ambiental, engloba também tudo aquilo que respeita ao conjunto dos recursos imateriais de uma região, de um país, de um povo. Temos como última pertença do prestigiado património imaterial da humanidade, o caso do Cante Alentejano, manifestação cultural de uma regi...


A instalação sonora como espaço de arte plural: a questão da interpretação de o...

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

A interação entre o humano e o instrumental, o instrumental e o electrónico, o prégravado (fixo) e o interativo (modulável), despoleta uma nova forma de criação artística onde a interação reciproca se trona fundamental. Quando a esses espaços se sobrepõem outros de texto e imagem, e quando estes se manipulam e regem mutuamente, os criadores desenvolvem espaços de arte que se tornam abertos e plurais. Neste faze...


Tema e variações: mundo invisível de Leon Cakoff e Renata Almeida

Santana, Helena Maria da Silva; Santana, Maria do Rosário da Silva

Invisible World is a Brazilian film of 2011. Conceived by Leon Cakoff and Renata de Almeida, addresses the issue of social invisibility. Divided into eleven segments, each directed by a different director, except for the short film “Kreuko”, directed by Beto Brant and Cisco Vasques, the film was first shown in full version at the 36th International Film Festival of São Paulo. The film is controversial in the wa...


O caráter multifuncional do Fado no filme chinês Isabella (2006) de Pang Ho- Ch...

Santana, Helena Maria da Silva; Ling, Shao Xiao

The new Chinese film industry, and in particular its sound component, shows a very important diversity and quality in its work. In this sense, and focusing our attention on the film Isabella of Pang Ho-Cheung with music by Peter Kam, we intend to demonstrate how the influence of Portuguese music arises in this film. The diversity of styles, techniques and musical forms, all contribute to creating a soundtrack d...


19 Results

Queried text

Refine Results

Author







Date












Document Type




Access rights



Resource




Subject