Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A formação em Pedagogia na Faculdade de Educação - UFC, entre 1987 a 2007

Andrade, Francisco Ari de; Chaves, Flávio Muniz

This article is an integral part of the PhD thesis in Education at the Federal University of Ceará, entitled “Teacher training in the pathways and itineraries of the pedagogical projects of the Faculty of Education -FACED / UFC, between 1987 and 2007Where pointed the formation in the various versions of the PPC's, according to the requirements and adjustments brought by the curricular reforms of the Ministry of...

Data: 2020   |   Origem: Oasisbr

Um balanço sócio-histórico do documento a "escola pública: a revolução de uma g...

Andrade, Francisco Ari de; Chaves, Flávio Muniz; Andrade Filho, João Batista de

O presente artigo. apresenta um balanço. sobre um episódio político ocorrido na início da década de 1990 na cidade de Fortaleza, que causaria impacto na educação cearense, nas décadas seguintes, quando o governador da estada da Ceará, Ciro Ferreira Gomes (1991 e 1994), lançou em praça pública a documento Escola Pública: a Revolução de uma Geração, trazendo no seu texto as principais diretrizes da gestão democrá...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Faculdade de Educação: uma perspectiva histórica e curricular

Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima; Silva, Ana Cleide da; Chaves, Flávio Muniz

O curso de pedagogia passou por muitas transformações ao longo dos tempos. Assim, não ficando a parti a Faculdade de Educação (FACED) que teve seu currículo modificando para atender as necessidades dos formandos do curso de pedagogia, que atualmente comemora seus cinquenta anos de existência. Assim, esse artigo ira tentar conceituar o currículo segundo alguns autores, em segunda fazendo uma breve abordagem sobr...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas

Maciel, Antonia Kátia Soares; Pinheiro, Tágila de Souza; Chaves, Flávio Muniz

Resgatar a história na perspectiva de apontar nortes para a compreensão da importância da legitimidade de se garantir educação nos espaços de privação e restrição de liberdade como enfrentamento da criminalidade e da reincidência de ex-apenados é dar ao homem a garantia de direitos além da chance de se reconstruir, de se fazer um novo ser, como faz referência Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: “Não há també...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Formação pedagógica na rua: a LDB e o MNMMR

Barra, Tiago Bruno Areal; Chaves, Flávio Muniz; Brito, Ellis Batista Paiva

O presente processo investigativo tem como objetivo dialogar sobre o papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) do Ceará e a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), dentro de uma perspectiva sociohistórica. O trabalho justifica-se pela importância formativa (GATTI 1998; MACEDO, 2010), do MNMMR para a garantia de um sistema de di...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Ideologia pedagógica e legislação educacional: reflexões sobre a formação em pe...

Chaves, Flávio Muniz; Magalhães, Elisângela Bezerra; Oliveira, Renata Tavares de

O presente artigo aborda aspectos importantes durante a formação do curso de Pedagogia, que na atualidade estão em discussão no Brasil. O artigo é de cunho qualitativo, tendo como metodologias o estudo bibliográfico e a análise documental sobre essas temáticas. A ideologia no campo da educação tem como seu principal aliado o docente. Cada reforma educacional tem a sua intencionalidade para tentar introduzir e m...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão

Chaves, Flávio Muniz; Andrade, Francisco Ari de; Lima Neto, José Melinho de

O presente artigo faz um breve percurso histórico do curso de Pedagogia, tendo como ênfase as reformas educacionais para o ensino superior no Brasil, nos anos de 1968(Reforma do Ensino Superior) e a Lei 5691/71 (Reforma dos Ensinos de Primeiro e Segundo Grau). O artigo apresenta, resumidamente, a criação do curso de Pedagogia no Brasil e depois se aprofunda sobre as reformas que tiveram consequências imediatas ...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Currículo, identidade e formação do pedagogo: trajetórias de um curso

Chaves, Flávio Muniz; Andrade, Francisco Ari de; Oliveira, Renata Tavares de

O presente artigo faz um percurso histórico da formação do pedagogo a partir da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), da criação do primeiro currículo e sua possível “identidade” durante a década de 1970. Trazemos aqui reflexões sobre o caminho percorrido por este importante curso de formação de professores, que na atualidade está formando docentes para as seguintes áreas educativas: educ...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

A importância da avaliação escolar para a aprendizagem

Leitão, Ana Maria Pontes; Xavier, Ana Cláudia de Araújo; Chaves, Flávio Muniz

A avaliação é uma das principais preocupações das escolas principalmente na fase de 7 a 8 anos de idade, onde são cobrados dos estudantes uma série de habilidades e competências principalmente no que se refere a leitura e escrita. Uma das preocupações com a fase de alfabetização se dá segundo Cagliari (2010, p.107) "...O controle ortográfico destrói o estímulo que a produção de um texto desperta numa criança". ...

Data: 2019   |   Origem: Oasisbr

Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional ...

Chaves, Flávio Muniz

CHAVES, Flávio Muniz. Um estudo de caso sobre as práticas de leitura e escrita no Centro Educacional Dom Bosco. 2012. 65f. - TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.; O presente trabalho tenta retratar uma...

Data: 2018   |   Origem: Oasisbr

12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor















Data





Tipo de Documento







Tipo de acesso


Recurso


Assunto