7 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor

Brunheira, Lina; Santos, Elvira; Guerreiro, Helena Gil; Branco, Neusa; Correia, Paulo

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos aluno...


Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados ...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira; Tomás Ferreira, Rosa; Martins, Cristina

Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...


O papel do GeoGebra nas práticas de regulação do ensino da área do paralelogramo

Santos, Elvira; Santos, Leonor

Com este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de a...


Plano da Matemática e Novo Programa de Matemática do Ensino Básico - Relatório ...

Santos, Leonor; Canavarro, Ana Paula; Santos, Elvira; Pires, Manuela; Martinho, Helena; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Pinheiro, Alexandra

Este relatório descreve e analisa o funcionamento e resultados do PM/NPMEB em Portugal, em 2011/12, e produz recomendações daqui decorrentes para o ensino da Matemática, em Portugal, no ensino Básico.


Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar

Santos, Elvira; Rodrigues, Margarida

O novo Programa de Matemática do Ensino Básico dá um especial destaque à demonstração no 3.º Ciclo, integrando-a numa das capacidades transversais, o raciocínio matemático, e enquadrando-a num processo que se vai desenvolvendo desde os primeiros anos de escolaridade. Pressupõe-se portanto que a sua abordagem deverá ser transversal a todos os domínios temáticos. Nele refere-se que no “fim do 3.º ciclo, os alunos...


O computador e o professor: Um contributo para o conhecimento das culturas prof...

Santos, Elvira

Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Mat...


O computador na sala de aula

Santos, Elvira; Rodrigues, Margarida

Colegas de turma do Curso de Mestrado em Informática e Educação...


7 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date








Document Type





Access rights



Resource





Subject