As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos aluno...
Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...
Com este estudo pretende-se, através da análise de práticas de regulação do ensino de um professor de matemática, conhecer qual o papel do GeoGebra nessas práticas, no estudo da área do paralelogramo. O estudo é de natureza interpretativa e segue o design de estudo de caso. Num contexto de trabalho colaborativo, dois professores e a investigadora conceberam estratégias avaliativas que concretizaram em sala de a...
Este relatório descreve e analisa o funcionamento e resultados do PM/NPMEB em Portugal, em 2011/12, e produz recomendações daqui decorrentes para o ensino da Matemática, em Portugal, no ensino Básico.
O novo Programa de Matemática do Ensino Básico dá um especial destaque à demonstração no 3.º Ciclo, integrando-a numa das capacidades transversais, o raciocínio matemático, e enquadrando-a num processo que se vai desenvolvendo desde os primeiros anos de escolaridade. Pressupõe-se portanto que a sua abordagem deverá ser transversal a todos os domínios temáticos. Nele refere-se que no “fim do 3.º ciclo, os alunos...
Este estudo tem como finalidade contribuir para conhecer as culturas profissionais dos professores em relação ao computador e à sua utilização em sala de aula. A metodologia adaptada é de natureza qualitativa. Neste estudo foram considerados quatro grupos de professores com diferentes conhecimentos de informática e diferentes praticas. No presente artigo são apresentadas as percepções de duas professoras de Mat...
Colegas de turma do Curso de Mestrado em Informática e Educação...