Este trabalho emerge da vontade de potenciar dados das provas de Avaliação Aferida de Larga Escala do Ensino Secundário de 2017, para identificar áreas críticas do desempenho de alunos santomenses da 9.ª classe em Português e em Matemática, a partir da análise de respostas e da tipificação dos erros mais frequentes. A análise realizada revela que, em Português, há grandes dificuldades na Escrita e são áreas crí...
Sem resumo disponível.
Sem resumo disponível.
A adequação ao Processo de Bolonha dos cursos de formação de educadores-professores levou, entre outros aspetos, à criação, em Portugal, da Licenciatura em Educação Básica, um curso de 1º Ciclo com a duração de 3 anos. Para o exercício da profissão docente, os estudantes deste curso devem prosseguir estudos realizando um mestrado, com a duração de 1 ano e meio ou 2 anos, mestrado esse que habilita para a docênc...
O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam...
Este artigo reporta um estudo que tem por objetivo compreender como uma professora portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico desenvolve práticas avaliativas em atividades investigativas de Ciências Naturais para orientar e apoiar a aprendizagem dos seus alunos. Optámos por uma abordagem metodológica interpretativa, com design de estudo de caso. A professora Eva é o caso deste estudo. Recorreu-se à entrevista, ob...
A teaching practice consistent with the development of students’ mathematical reasoning requires teachers to hold a profound understanding of mathematical reasoning. The aim of this research is to study the development of middle and secondary mathematics teachers’ understanding about the processes of generalizing and justifying in a professional development course. Data collection included observation of the co...
In this article, the concepts and reported practices of 19 Portuguese Language teachers in Sao Tome and Principe are analyzed as a starting point for a training workshop. A qualitative approach favored the content analysis of data from different sources (questionnaire, reflections in the logbook and researcher records). The main results reveal that the teaching and assessment of writing are not totally absent f...
Objective: to analyze the evolution of mortality due to COVID-19 in the period from January 2020 to February 2021 in Brazil. Methods. Data on all deaths were obtained from the transparency portal, continuously fed by the country's civil registry offices. It was considered death by COVID-19 when there were citations of COVID-19, coronavirus or new coronavirus in the cause of death. Mortality rates for COVID-19 w...
Sem resumo disponível.