Encontrados 119 documentos, a visualizar página 1 de 12

Ordenado por Data

Educação Inclusiva: Da Visão às Práticas Educativas Promotoras de Equidade e In...

Artur, Ana; Roque, Catarina; Barreiras, Elsa; Fialho, Isabel; Saragoça, José; Franco, Vítor; Sebastião, Luís; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo

O presente Relatório foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), no âmbito de um contrato de prestação de serviços com o Ministério da Educação. Esta prestação de serviços foi realizada entre outubro de 2023 a maio de 2024. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE), a ...


Relatório Intermédio do Projeto Autoavaliação de Escolas. Conhecer, Agir, Melho...

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Correia, Ana Paula; Coppi, Marcelo; Cristóvão, Ana Maria

n


Educação Inclusiva: Da Visão às Práticas Educativas Promotoras de Equidade e In...

Artur, Ana; Fialho, Isabel; Barreiras, Elsa; Sebastião, Luís; Cristovão, Ana; Roque, Catarina; Saragoça, José; Rebelo, Hugo; Franco, Vitor

este estudo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), no âmbito de um contrato de prestação de serviços com o Ministério da Educação. Esta prestação de serviços foi realizada entre outubro de 2023 a maio de 2024. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral...


Aplicação do Arco de Maguerez para o debate sobre a integração de crianças ciga...

Santos, Marcos Olímpio; Baltazar, Maria da Saudade; Saragoça, José; Balão, Ana; Pacheco, Ana

No âmbito do Plano Estratégico Municipal para a Educação (PEME) de um município do Alentejo (Portugal), foi elaborado um diagnóstico no qual se identificou o funcionamento numa escola de ensino básico, uma turma constituída por 15 crianças ciganas (oito alunos e sete alunas), entre os 6 e os 13 anos, distribuídas pelos quatro níveis do 1.º ciclo. Esta situação é devida à retirada, pelos encarregados de educação...


Estudos de futuro e prospetiva: mais de 25 anos de contribuições do Departament...

Santos, Marcos; Balão, Ana; Saragoça, José

A prospetiva, área científica dedicada ao estudo do futuro, ganhou relevância desde os anos 1950 e tem sido desenvolvida na Universidade de Évora, especialmente pelo Departamento de Sociologia. O interesse iniciou-se nos finais da década de 1980, culminando em 1998 com a primeira tese de doutoramento em Sociologia Rural e Urbana que utilizou a prospetiva como metodologia central. Desde então, multiplicaram-se t...


Guia de autoavaliação da escola (e-book)

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia; Correia, Paula

Este Guia de Apoio à Autoavaliação das Escolas surge da intenção de uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora apoiar as escolas na construção ou consolidação dos seus processos de autoavaliação institucional. Impulsionados pela participação e conhecimentos adquiridos em diversos projetos , estudos e prestações de serviços , estes investigador...


Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula

Este livro integra um conjunto de estudos desenvolvidos no âmbito de um projeto de investigação financiado pela FCT, implementado entre 2018 e 2022 – Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de AEE no Ensino Não Superior, em Portugal (MAEE) –, no qual se pretendeu atualizar e ampliar o estudo anterior, permitindo um maior foco na exploração dos mecanismos de mudança das prátic...


Exploratory factor analysis of instruments for dual career assessment

Picamilho, Sónia; Saragoça, José; Teixeira, Mário Coelho

RESUMO A carreira dual constitui um desafio permanente e exigente com o cumprimento simultâneo dos papéis de aluno e atleta de alto rendimento. Reconhecendo a falta de pesquisa quantitativa em Portugal e de um instrumento que permita avaliar a conciliação da carreira desportiva de alto rendimento com a carreira escolar, desenvolvemos três instrumentos de recolha de dados que aplicámos através do Questionário a ...


Estudos Observacionais: ações específicas do Plano 21|23 Escola+ com maior impa...

Sebastião, Luís; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Cid, Marília; Costa, Paulo; Fialho, Isabel; Saragoça, José

O Estudo Observacional, cujo relatório se apresenta, visa, partindo de estudos de caso em oito Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, descrever as práticas pedagógicas e organizacionais que permitiram às escolas identificadas terem um desempenho acima daquele que seria esperado, tidas em consideração as suas condições contextuais e de partida. A identificação dessas escolas foi feita no âmbito da realiz...


Inclusão profissional e qualidade de vida: Atualização longitudinal

Veiga, Carlos; Fernandes, Luísa; Saragoça, José; Silva, Carlos Alberto; Domingues, Ivo

Tendo como finalidade a atualização do estudo original, que incidiu sobre a observação da vida quotidiana de trinta e seis pessoas com deficiência intelectual, que efetuaram formação profissional e obtiveram um emprego no mercado normal de trabalho, com recurso à reaplicação, ainda que com algumas modificações, de quase todos os instrumentos de recolha de informação anteriormente usados, os autores não se preoc...


119 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





















Data















Tipo de Documento









Financiamento



Tipo de acesso




Recurso






Assunto