RESUMO Estudo descritivo de abordagem qualitativa com objetivo de identificar aspectos geradores de satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais de saúde de um hospital universitário. Participaram do estudo 52 profissionais da clínica cirúrgica e do serviço de emergência. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual semiestruturada, e os achados submetidos à análise temática, com ...
ABSTRACT OBJECTIVE: To analyze user satisfaction in relation to access, infrastructure and quality of Primary Health Care (PHC) services in Brazil. METHODS: This cross-sectional study was conducted with data from 114,615 users linked to 30,523 health teams, obtained through the database of the Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB —National Program for the Improvement...
Resumo Estudo multicêntrico, de abordagem qualitativa, que buscou identificar os elementos que podem aumentar ou reduzir as cargas de trabalho do enfermeiro da Saúde da Família. Foram abordados 40 enfermeiros, de 36 equipes, das cinco Regiões do Brasil, consideradas exitosas segundo o prescrito na Política Nacional da Atenção Básica e com boa avaliação no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade d...
Resumo Objetivou-se analisar as orientações federais para organização do processo de trabalho na Atenção Primária à Saúde e os modos de produção do cuidado, no sentido de promover a universalidade de acesso aos serviços, por meio de análise documental em fontes primárias oficiais relacionadas à Política Nacional de Atenção Básica e aos Programas Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade, Mais Médicos e Telessa...
ABSTRACT Objective: To identify work aspects that generate satisfaction for the professionals who work in the Family Health Strategy. Method: This was a qualitative, descriptive study that involved five geographical regions of Brazil, and 27 Family Health Teams from six municipalities. The data were collected from 76 health professionals using semi-structured interviews, and were analyzed articulating the three...
Sob a égide do movimento de retomada da política de Educação Permanente em Saúde (EPS), este estudo deu voz a atores que a promovem, no intuito de compreender os fatores que favoreceram ou dificultaram a sua implementação. Por meio de um grupo focal com 14 informantes-chave, evidenciou-se que o repasse de recursos e os espaços colegiados são elementos que favorecem a implementação da política e precisam ser ass...
Resumo O objetivo é analisar a inserção do trabalho do farmacêutico na atenção primária no Brasil. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, SciELO, Lilacs e Medline, no período de 1998 a 2016. Dos 157 artigos encontrados, excluindo-se os duplicados, teses, dissertações e revisões e após leitura integral, foram incluídos 9 que tratavam do trabalho do farmacêutico e que relatavam experiências, atribuições,...
Este artigo analisa o trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil, na atenção primária e na emergência hospitalar. São analisadas 48 entrevistas guiadas por roteiros que buscam compreender quem são esses trabalhadores, como constroem relações entre formação e inserção laboral, e como percebem as relações no trabalho. Das análises emergiram três categorias temáticas: as trajetórias (im)previsíveis dos técnicos ...
RESUMO A partir da descentralização da gestão Sistema Único de Saúde (SUS), surge a necessidade de se discutir a capacidade de governo, ou de gestão, no âmbito municipal, para a implementação dessa política. Este estudo objetiva analisar a capacidade de governo de Secretarias Municipais de Saúde em municípios baianos, tendo por base a experiência dos gestores. Foi aplicado questionário on-line, subdividido em 0...
ABSTRACT Objective: to identify similarities and differences found between the prescribed and real nursing work, from the perspective of nursing professionals of in-patient care units of federal university hospitals. Method: qualitative research with a descriptive and transversal exploratory design. Data collection was based on floating observation of the service; interview with two managers and twenty-three nu...