6 documents found, page 1 of 1

Sort by Issue Date

Application of the Fedathi Sequence and Augmented Reality in the Teaching of Ge...

Santiago, Paulo Vitor da Silva; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Santos, Maria José Costa dos

This article aims to describe the experience of teaching geometric solids using the Sólidos RA application and the Fedathi Sequence methodology with Mathematics and Pedagogy teachers. The class was conducted as part of a doctoral program, focusing on the integration of digital technologies to promote interactive and practical teaching. The research, qualitative in nature and based on an experience report, highl...

Date: 2024   |   Origin: Indagatio Didactica

Sala de aula invertida: uma estratégia para a execução de metodologias ativas e...

Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de; Muniz, Querem Hapuque Monteiro Alves; Santos, Maria José Costa dos

A sala de aula invertida é fundamentada nos princípios das metodologias ativas, na qual o aluno assume o papel principal no seu processo de aprendizagem. Desse modo, este artigo objetiva analisar a utilização da Sala de Aula Invertida, como estratégia para execução de exposições dialogadas, na disciplina Letramento e Alfabetização do curso de Pedagogia do PARFOR/UFC durante o ensino remoto emergencial, por meio...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

G-Tercoa Poesias

Santos, Maria José Costa dos; Carvalho, Elaine de Farias Giffoni de; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Ferreira, Arnaldo Dias

Esse livro é dividido em temáticas: poemas matemáticos, poemas para o professor, poemas sobre a metodologia Sequência Fedathi, poemas filosóficos e os poemas diversos, todos apresentando a sensibilidade dos autores da obra que é composto pela Professora Dra. Maria José Costa dos Santos, coordenadora do Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem – G-TERCOA/CNPq da Universidade Federal do Ceará/UFC, e seus re...

Date: 2022   |   Origin: Oasisbr

Performance-based funding of basic education in Brazil

Reginaldo , Sidney Guerra; Xavier, Antônio Roberto; Santana, José Rogério; Vasconcelos, José Gerardo; Santos, Maria José Costa dos

The guidelines of Constitutional Amendment No. Constitutional Amendment No. 53 that gave a new writing to art. 60 of the act of transitional constitutional provisions (ADCT) creating the Fund for Maintenance and Development of Basic Education and Valorization of Education Professionals FUNDEB, with the goal, during its period of 10 (ten) years, to improve the quality of education Brazilian basic education, with...

Date: 2021   |   Origin: Oasisbr

O intrumento de avaliação do PAIC 2007: um estudo comparativo entre o pré-teste...

Feitosa, Danielle Morais; Freire, Emanuella Sampaio; Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Marques, Cláudio de Albuquerque

Em função da acentuada situação de fracasso escolar e de exclusão social na qual se evidencia o analfabetismo nas escolas cearenses – suposto lugar destinado à erradicação desses problemas – estratégias de melhoria do ensino-aprendizagem se tornam necessárias e urgentes para a mudança desse quadro. A universalização do ensino tem sido um grande avanço, mas esse fato gera um grande desafio que é o de oferecer um...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

Programa Alfabetização na Idade Certa: busca pela qualidade no aprendizado da l...

Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto; Oliveira, Edivone Meire; Marques, Cláudio de Albuquerque

Apesar dos altos índices de escolarização, uma considerável parcela dos alunos da escola pública brasileira se encontra no estágio crítico e muito crítico no que se refere ao seu desempenho em Língua Portuguesa, notadamente à alfabetização, condição imperiosa às demais disciplinas escolares e ainda à vida em sociedades letradas (BRASIL, 2000, 2002, 2003, 2007). Historicamente, tem-se reduzido o problema do anal...

Date: 2019   |   Origin: Oasisbr

6 Results

Queried text

Refine Results

Author

















Date





Document Type




Access rights


Resource



Subject