O trabalho das mulheres repórteres fotográficas portuguesas de inícios do século XX, ou, mais tarde, o das fotojornalistas que ousaram fazer dessas atividades o seu métier é ainda invisível. Ao contrário das mulheres-jornalistas cuja presença nos jornais foi tímida, mas cujo acesso à profissão, nos anos 80, rejuvenesceu um ofício até aí predominantemente masculino e pouco qualificado, a integração das mulheres ...
Este artigo discute a pintura Olympia de Édouard Manet e a cópia pintada por Guilherme de Santa-Rita, apresentada na exposição da Academia de Belas-Artes, inaugurada em 18 de Março de 1911, entendendo que esse trabalho deve ocupar um lugar significativo na historiografia da arte em Portugal, sobretudo para a história do modernismo português nas artes plásticas. O artigo destaca a recepção dessa cópia apresentad...
Este artigo analisa as representações fotográficas de Oliveira Salazar no Século Ilustrado, desde a sua fundação em 1938 por Leitão de Barros até ao final da Segunda Guerra Mundial, tomando como ponto de partida um anterior estudo sobre a construção da imagem do “Chefe” no Notícias Ilustrado (1928-1935). Adoptámos para o Século Ilustrado uma metodologia semelhante à desse trabalho. Depois do levantamento de tod...
A publicação deste número especial temático composto por onze estudos inéditos - intitulado Fotografia e Propaganda no Estado Novo - é a primeira iniciativa editorial do Projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974) e resulta da chamada de trabalhos ocorrida em Janeiro de 2017, através da revista Comunicação Pública, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), com o apoio do Ins...
Este artigo discute os usos e funções da fotografia impressa de massas no contexto do espaço discursivo público da Exposição Documentária de 1934, inaugurada no Palácio de Exposições do Parque Eduardo VII, durante o I Congresso da União Nacional, na Sociedade de Geografia. Apresentam-se os antecedentes e o contexto histórico do regime autoritário português em que a exposição ocorreu, discutindo-se as práticas e...
A Primeira Exposição Colonial Portuguesa realizada no Porto em 1934 foi a consequência visível do impulso que Salazar quis dar à «política colonial» portuguesa e a uma orientação imperial em que colonizar e civilizar as populações indígenas eram as palavras de ordem. Como corolário da exposição foram produzidos, entre outros, dois importantes álbuns, hoje documentos de inegável interesse histórico, não só enqua...
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em História da Arte Contemporânea; Esta dissertação de doutoramento tem por base uma investigação acerca das práticas do Retrato na pintura em Portugal na primeira metade do século XX. O tema forneceu a oportunidade para atravessar perto de meio século da arte nacional, num período que se estende desde 1911 - um tempo imed...