42 documents found, page 1 of 5

Sort by Issue Date

Raciocínio matemático: Leonor Santos e o projeto Reason

Serrazina, Lurdes

Este artigo procura ilustrar o envolvimento de Leonor Santos no projeto Reason – Raciocínio Matemático e Formação de Professores tendo em conta a sua participação na equipa do projeto e publicações de que é co-autora relativas às experiências de formação com professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário desenvolvidas no âmbito do projeto. O artigo começa por sintetizar contributos teóricos so...


Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados ...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira; Tomás Ferreira, Rosa; Martins, Cristina

Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...


Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: os aspetos mais valorizados ...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Serrazina, Lurdes; Amado, Nélia; Carreira, Susana; Santos, Elvira Maria; Ferreira, Rosa Tomás; Martins, Cristina

Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores ...

Date: 2023   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Students’ mathematical productions in a collaborative professional development ...

Canavarro, Ana Paula; Serrazina, Lurdes

This study occurred in the context of a national programme that took advantage of collaborative strategies to promote primary teachers’ professional development concerning mathematical teaching. The programme was grounded in teachers’ classrooms and placed great emphasis on teacher collaboration in schools, adopting the analysis of students’ mathematical productions as focus to promote reflection. Our aim is to...


Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista ...

Santos, Leonor; Serrazina, Lurdes; Martinho, Maria Helena

O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam...


Os valores na aprendizagem da matemática: perspetivas de professores

Silvestre, Ana Isabel; Martins, Cristina; Jacinto, Hélia; Pires, Manuel Vara; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes; Santos, Elvira Maria; Amado, Nélia

A investigação tem mostrado que o professor tem um papel determinante nos resultados de aprendizagem dos seus alunos, sendo as suas práticas pedagógicas influenciadas por fatores cognitivos, afetivos e culturais e as suas ações na sala de aula determinantes para a criação na sala de aula de um ambiente que favorece a aprendizagem da matemática com sucesso. Atualmente está em curso um estudo internacional - Valu...

Date: 2022   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? um co...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes; Santos, Elvira Maria; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa Tomás

Este artigo reporta um estudo em que se pretendeu identificar e discutir os aspetos que os professores de matemática valorizam na aprendizagem desta disciplina. Foram inquiridos, por meio de um questionário eletrónico, 113 professores a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade em escolas públicas de todo o país. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para catego...

Date: 2022   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um co...

Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia; Carreira, Susana; Serrazina, Lurdes; Santos, Elvira Maria; Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa Tomás

Este artigo reporta um estudo em que se pretendeu identificar e discutir os aspetos que os professores de matemática valorizam na aprendizagem desta disciplina. Foram inquiridos, por meio de um questionário eletrónico, 113 professores a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade em escolas públicas de todo o país. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para catego...

Date: 2022   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

Um contributo do Values alignment study para conhecer o que valorizam os profes...

Serrazina, Lurdes; Pires, Manuel Vara; Castro, Joana; Martins, Cristina; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia; Silvestre, Ana Isabel; Carreira, Susana

Nesta comunicação apresenta-se um estudo que identifica e discute o que os professores de matemática valorizam no seu ensino, a partir das respostas dadas por 113 professores a lecionar no 7.º e 10.º anos de escolaridade, em escolas públicas, que responderam a um questionário eletrónico. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e usada a análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes. Os d...

Date: 2022   |   Origin: Biblioteca Digital do IPB

O conhecimento de futuros professores sobre os processos de raciocínio matemáti...

Vieira, William; Rodrigues, Margarida; Serrazina, Lurdes

Este artigo insere-se no Projeto Raciocínio Matemático e Formação de Professores (REASON) que tem como objetivo estudar o conhecimento matemático e didático que os professores precisam para conduzir uma prática que promova o raciocínio matemático dos alunos e estudar formas de apoiar o seu desenvolvimento, através de uma metodologia de Investigação Baseada em Design. Propomo-nos discutir o conhecimento de futur...


42 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date





















Document Type







Funding



Access rights


Resource







Subject