Our starting point is an affirmation by Romano Penna, an important specialist in the world of Pauline studies. He states, “The ex-Pharisee of Tarsus helps us all to purify the concept of Christianity.” Is this true? Can Paul’s thinking serve as a guide to a revisitation and prophetic reconfiguration of current Christian morphology? Does Paul indeed provide us with a set of interpellations that are valid not onl...
For many centuries as well as in the present, the passage in 1 Cor 1,25 has always aroused the same endless sense of wonder. There the apostle confronts nothing more nor less than the disconcerting theme of God’s fragility. And he does so in a manner that is challenging, demanding and unforgettable, immersing the reader in an agitated ocean of questions. As we shall see, in Paul’s view this question of God’s fr...
O nosso ponto de partida será uma afirmação de Romano Penna, um importante especialista no âmbito dos estudos paulinos. Diz ele: “O ex-fariseu de Tarso ajuda-nos a todos a purificar o próprio conceito de cristianismo”. Será verdade? Será que o pensamento de Paulo nos pode servir de guia à revisitação e à reconfiguração profética da atual morfologia cristã? Haverá efetivamente, em Paulo, um conjunto de interpela...
A passagem de 1 Cor 1,25 tem despertado, tanto ao longo dos séculos, como no presente, o mesmo interminável assombro. O apóstolo afronta ali nada mais nada menos que o desconcertante tema da fragilidade de Deus. E fá-lo de uma maneira desafiadora, exigente e inesquecível, mergulhando o leitor num agitado oceano de perguntas. Mas como veremos, este tópico da fragilidade de Deus ganha na visão de Paulo um carácte...
Uma coisa é certa: a dificuldade actual que temos com a esperança obriga-nos também a purificar as representações que fazemos dela. Tornou-se insuportável o discurso de uma esperança isenta, empolgada, ligeira, fácil, imediata. Se um elogio da esperança tem hoje cabimento é o de uma esperança que aceita a prova de fogo da desesperança, e que se de alguma maneira a transcende, também a integra no seu próprio pro...
In the work of Marcel Gauchet an unusual category emerges that has not yet received the critical attention that it warrants: the notion of Remnant. While making explicit the dialectic between the decline of religion as a social function, and its persistence on a social level, the author speaks of “a perhaps inalienable remnant”. And what may be still more surprising is that what Gauchet says of contemporary soc...
Na obra de Marcel Gauchet emerge uma inusual categoria que ainda não tem colhido a atenção crítica que talvez mereça: a noção de Resto. Explicitando a dialéctica entre o declínio da religião como função social e a sua persistência no plano pessoal, o autor fala de «um resto, talvez inalienável». E o que poderá ser mais surpreendente é que aquilo que Gauchet diz da contemporaneidade, já se encontra explicitado e...
It was Walter Benjamin who identified the figure of the narrator as the one who is just. But can the same be said of the reader? And following the same line of thinking, can we risk proposing the term justice to classify the practice of reading? It is this possibility that the present article tests, in the first part, sounding out the various modes of what might be called a ‘just reading’ – knowing that a readi...
A Reactivação de Paulo deve ser lida, claramente, como uma expressão cifrada, que procura descrever um fenómeno específico: a recente viragem politica na abordagem de Paulo que tem sido liderada não já pela teologia, mas pela filosofia e pela Teoria da Cultura. Poderíamos descrevê-lo como o impacto de um inusitado boom editorial que junta ateus e católicos, judeus e protestantes, e o extravagante lacaniano, em ...
A Reactivação de Paulo deve ser lida, claramente, como uma expressão cifrada, que procura descrever um fenómeno específico: a recente viragem politica na abordagem de Paulo que tem sido liderada não já pela teologia, mas pela filosofia e pela Teoria da Cultura. Poderíamos descrevê-lo como o impacto de um inusitado boom editorial que junta ateus e católicos, judeus e protestantes, e o extravagante lacaniano, em ...