Aim: to describe the integration experience that has taken place in a Patient Safety subject, which was offered to undergraduate and postgraduate students, from different health areas. Method: report on the experience of a subject held in the second semester of 2015 at a Federal University of Southern Brazil. In addition to the professors, undergraduate and postgraduate students from the health area participate...
A utilização de tecnologias computacionais no ensino de enfermagem é cada vez mais freqüente. O objetivo desta investigação é avaliar o processo de ensino-aprendizagem da técnica de punção venosa com objetos educacionais (OEs) digitais e a posterior realização da prática em laboratório de ensino. O estudo é do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. A amostra constituiu-se de 37 acadêmicos de u...
A tese teve como objetivo analisar a participação do enfermeiro no desenvolvimento, acompanhamento e supervisão de alunos de Enfermagem em estágio curricular por meio de uma estratégia de intervenção educativa a distância. Trata-se de estudo de caso qualitativo realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no período entre junho e dezembro do ano de 2011. As participantes foram 1...
Investigación documental con abordaje cualitativo del tipo estudio de caso. El objetivo fue analizar como se desarrolló la autonomía en el proceso de construcción del conocimiento de alumnos de Enfermería, en un contexto mediado por un chat educacional, en Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA). Los materiales analizados fueron ocho discusiones promovidas por alumnos, profesores y monitores en el chat del AVA Te...
Trata-se de uma pesquisa documental retrospectiva com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O objetivo foi analisar como se desenvolveu a autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de Enfermagem, em um contexto de aprendizagem mediado por chat educacional em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O estudo foi desenvolvido na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande ...
Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ...