The WP2 of the EKT project aimed at describing how in-school placement (ISP) is organised and developed in the initial teacher education in the countries participating in the EKT project (Austria, England, Ireland, Portugal and Spain). In order to achieve this goal, two main pr ocedures were developed: 1. The characterization of national ISP systems, based on the analysis of institutional documentation (legisla...
A formação de professores obriga à mobilização e articulação de diferentes tipos de saberes, de ordem pessoal e profissional. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que exige a simbiose interna da ação, da experiência e da emoção, no sentido de se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. O presente texto parte de uma abordagem sobre princíp...
Instrumento de trabalho para a verificação/validação de propostas/projetos de formação/educação intitulado "Grelha de análise de conceção e planificação de propostas formativas/educativas", elaborada a partir do documento de Luisa Alonso e Helena Peralta (2005), com a designação “Grelha de análise de Projectos Curriculares”, apenso a este documento.
Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-...
O artigo investiga o currículo em prol da educação para a paz numa escola da rede pública do Brasil, o Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA (município de Fortaleza, no Ceará). Procura-se analisar e problematizar a escola enquanto organização que desenvolve ações de promoção da educação para a paz, no sentido de formar um ambiente de bem-estar, de trabalho e realização para todos os que fazem parte da e...
O texto tem por objetivo analisar o currículo de formação inicial de professores para Educação Básica, no Brasil e em Portugal, tomando a realidade da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Universidade do Minho (Portugal) como locus de análise. Defendendo uma formação com base no desenvolvimento da capacidade intelectual e transformadora dos professores, fazemos uma análise documental dos modelos format...
Instrumento de avaliação consensualizado entre os Directores dos Mestrados de Ensino e a Coordenação Geral dos Estágios do Instituto de Educação (elaborado por Luísa Alonso e Carlos Silva, no ano letivo de 2011/2012 – revisto em dezembro de 2020). Configurado a partir do texto de Alonso e Silva (2005) - http://hdl.handle.net/1822/19188 - e dos perfis de desempenho profissional do educador/professor consubstanci...
O trabalho relaciona os desafios da profissão e a formação inicial de professores, visando a construção de um currículo formativo, que articule os campos da formação e do trabalho, fundamentado na valorização do “terceiro espaço” e “isomorfismo pedagógico”, tornando congruentes um perfil profissional de professor e um perfil de aprendizagens do estudante.
Este trabalho pretende olhar para a atual configuração legislativa em Portugal que estabelece a formação inicial de professores e, em específico, a componente da Prática Pedagógica nos currículos formativos, componente internacionalmente reconhecido como o practicum, enquanto área curricular de significativa importância para a iniciação à docência.
O texto objetiva refletir sobre as proposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da Educação Básica, no Brasil e em Portugal e alguns de seus desdobramentos refletidos nos contextos da UNIFAL-MG e da UMINHO, a partir do diálogo entre as experiências vivenciadas pelos autores, enquanto professores formadores. Partindo da reflexão sobre alguns pressupostos teóricos relativos à forma...