O Palácio da Imaginação foi um projeto de investigação-ação, financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, implementado no Bairro da Emboladoura, Gondar, Guimarães, e desenvolvido em cocriação com a comunidade.
[Excerto] scola deriva da palavra grega “skholē”, a qual significa “tempo livre, ociosidade e discussão”. Por sua vez, lecionar tem origem no latim “legere”, o qual significa “ler, coletar, reunir”. Lecionar numa Escola de Arquitetura, Arte e Design implica, assim, selecionar e coletar os frutos da ociosidade para uma discussão livre e não limitada a um pensamento único. Ociosidade não deve ser confundida com f...
O conjunto das contribuições culturais na formação do território e das técnicas construtivas da região Sertão carece da análise integral e da proporcional interpretação de suas influências averiguadas nos arquétipos construtivos. As dinâmicas sociais que se inauguram com a invasão do território das populações originárias e a chegada dos imigrantes africanos em condição cativa imposta pelo colonizador, vinculada...
O predomínio da investigação sobre as Fazendas do Gado celebra a uníssona herança portuguesa, tanto na territorialidade do espaço sertanejo bem como nas tradições construtivas. Assim, a literatura de referência subtrai a existência do contributo africano e dos povos originários na construção do Território do Sertão do nordeste do Brasil. Esta subtração apaga a evidência da cultura imanente, efeito da miscigenaç...
This presentation focuses in preliminary results of ongoing participatory processes of children and young people in the configuration of life in common, in an urban context. The initial results of children’s perceptions and representations, collective mapping exercises, mental mapping and needs diagnosis about their neighbourhoods and communities will be presented and discussed. The project of ProChild coLAB ai...
E se em vez de querermos ensinar as crianças, nos colocássemos na posição oposta, de aprender com elas? O reposicionamento das autoras, com formação académica nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Sociologia da Infância, na relação com “o outro”, a Criança, reconhece que Esta tem voz e saberes próprios. Estes saberes, quando partilhados, podem vislumbrar possibilidades futuras que nos escapam, nos nossos campos...
This paper tells the story of Köpi Wasteland, a space in Berlin’s inner-city ring that was once part of the Berlin Wall. We bring to light the in-place-time stories that we found (Smithson, 1990) through a continuous field research conducted using a dialogical (Morin [1999] 2008; Bakhtin [1930s] 2001) method. This story exposes the dark side of Urban Regeneration processes directed by the urban planning discipl...